A Baixa Idade Média é um período da Historia da Europa que se estende do século XI ao século XV. É caracterizado pela crise do sistema de produção feudal e suas relações econômicas, políticas e sociais. É um período de grandes transformações que vão culminar com o surgimento da Europa Moderna.Do ponto de vista político, uma das transformações, que vai caracterizar a modernidade, foi:
Fortalecimento do poder dos senhores feudais e enfraquecimento do poder do rei.
Fortalecimento das cidades-Estados je do regime republicano.
centralização do poder real com o surgimento do absolutismo moderno.
a centralização do poder nas mãos dos governantes e o desprestígios monumental da Igreja Católica.
2. A chamada "crise do século XIV", na Europa Ocidental, caracterizou-se por um conjunto de fatores como más colheitas, fome, epidemias, rebeliões camponesas e guerras. Pode-se dizer que tais elementos:
fizeram diminuir as taxas e obrigações senhoriais que recaíam sobre os servos e levaram à adoção da escravidão de africanos nos senhorios feudais.
provocaram um enfraquecimento geral da cristandade. sobretudo na península Ibérica, o que permitiu uma nova ofensiva islâmica na região.
contribuíram para o aumento relativo da população das cidades, onde os índices de mortalidade eram menores que no campo.
abalaram o sistema feudal, provocando uma acentuada queda demográfica, num processo inverso ao da expansão verificada entre os séculos XI e XIII.
3. Considerando que a peste negra ou bubônica contribuiu para a crise do sistema de produção feudal, leia as afirmações e marque a alternativa correta.
a peste negra contribuiu para provocar o grande medo, impedindo as pessoas de se dedicarem às atividades produtivas, enfraquecendo a economia.
Uma vez instalada na Europa, a peste causou o abandono dos campos (êxodo rural) e o rápido crescimento das cidades, pouco atingidas pela doença, esvaziando o sistema feudal.
o sistema feudal acabou enfraquecendo devido à pouca circulação de pessoas e mercadorias, em decorrência da pandemia da peste negra.
ao contribuir para provocar a morte de 1/3 da população, acabou assumindo papel fundamental na desorganização da economia feudal.
4. Algumas transformações do ponto de vista econômico vinham se processando desde o início da Baixa Idade Média. Essas transformações vão pavimentar o caminho em direção ao novo modelo de sociedade, chamada de modernidade, embora tenham sofrido um grande impacto durante a crise do século XIV. Trata-se de:
surgimento do absolutismo e fortalecimento da Igreja;
renascimento comercial e surgimento de um novo grupo social, a burguesia, junto com a criação das feiras, bancos e maior circulação de moeda;
fortalecimento dos sistemas de saúde, como forma de enfrentamento da peste negra;
fortalecimento da agricultura de subsistência (para o próprio sustento) e fim do comércio e da circulação de moedas.
Soluções para a tarefa
1 - B) Fortalecimento das cidades-Estados e do regime republicano.
2 - D) abalaram o sistema feudal.
3 - D) causando a morte de 1/3 da população, causou desorganização da economia
4 - B) renascimento comercial e surgimento da burguesia
A crise do śeculo XIV foi a crise do sistema de produção feudal.
O crescimento populacional da época já não acompanhava o sistema de produção de alimentose por isso, na europa, a alimentação passou a se empobrecer visto que não tinha comida suficiente para todos.
Com a introdução da peste negra, 1/3 da população europeia sofreu morte.
Por consequência, os senhores feudais se tornaram mais exigentes com os servos por medo de perder esta aforça de trabalho.
Em resposta à estas exigências cada vez mais exageradas, os servos começaram a se revoltar de forma violenta.
Tudo isto levou à crise do feudalismo dando início a duas outras formas de organizações:
O absolutismo (todo poder vêm do estado/rei) e a burguesia (que era contra o absolutismo e buscava mobilidade social)