"A BAIXA IDADE MÉDIA
A partir do século XI a Europa feudal passou por mudanças significativas, algumas das quais merecem especial atenção: 1) expansão das áreas de cultivo em razão da derrubada de florestas e da drenagem (retirar excesso de água) dos pântanos. 2) a introdução de importantes inovações técnicas, como:
a) o uso do arado de ferro (a charrua) em lugar do arado de madeira. b) a introdução do sistema de cultura em três campos (rotação trienal). A partir do século XI, cada área passou a ser dividida em três campos. Enquanto dois campos eram cultivados, o terceiro permanecia em descanso. Além disso, a cada ano, mudava-se o produto cultivado nos campos que estavam em uso. Essa nova técnica permitia o descanso do solo e garantia duas colheitas anuais.
c) um novo modo de atrelar o cavalo usado para puxar o arado. O cavalo antes era atrelado pelo pescoço, o que limitava bastante seu rendimento e o sufocava; a partir do século X, cavalo passou a ser atrelado pelo peito, o que aumentava seu rendimento e resistência no trabalho.
d) o aprimoramento e difusão dos moinhos acionados pela força do vento ou da água. Tais moinhos contribuíram para aumentar a velocidade e a qualidade da moagem de grãos. Com a ampliação das áreas cultiváveis e a difusão das inovações técnicas, ocorreu um aumento da produção de alimentos. As pessoas
passaram a viver mais, a ter mais filhos e as mortes por fome e doenças
diminuíram. Essas mudanças todas foram a causa e o efeito do aumento da
população. Entre os séculos X e XIII, população da Europa Ocidental saltou de
22 para 55 milhões de pessoas.
O revigoramento do comércio e das cidades
Com o aumento da oferta de alimentos já não havia necessidade de tanta gente para trabalhar na agricultura. Então, muitos camponeses deixaram o campo e foram para a cidade em busca de outro meio de vida. Alguns foram trabalhar como artesãos (sapateiros, carpinteiros, ferreiros); outros se tornaram mercadores ambulantes, levando e trazendo mercadorias de um lugar para outro. Os moradores do campo passaram a trocar o que produziam (alimentos) por artigos produzidos nas cidades (roupas, sapatos e móveis); isso estimulou o artesanato, o comércio local e a vida urbana."
Qual a consequência indireta das transformações na agricultura feudal?
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
A) Expansão das áreas de cultivo em razão da derrubada de florestas e da drenagem (retirar excesso de água) dos pântanos.
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
4 meses atrás
ENEM,
4 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Inglês,
10 meses atrás
Inglês,
10 meses atrás