a bactéria Staphilococcus aureus é um patógeno que comumente causa infecções na pele dos seres humanos, embora infecções mais graves, como meningite e pneumonia, possam ocorrer. Na imagem a seguir há placas de Petri com duas linhagens da bactéria Staphilococcus aureus, (A) e (B), e, ao centro, o antibiótico penicilina (círculo branco).
Qual das linhagens bacterianas se demonstra mais resistente à ação da penicilina? Explique.
Soluções para a tarefa
Quando falamos de exames de antibiograma (este da foto), falamos em analisar a medida de resistência a uma determinado antibiótico. No caso, penicilina. Isso é feito a partir da medida do halo, que é o nome do círculo que se forma ao redor do antibiótico.
Ora - se a substância que está ali inibe o crescimento das bactérias, elas não vão crescer próximo dali, a não ser que sejam resistentes. Assim, quanto menor o halo, maior a resistência.
Logo, é o tipo B que apresenta menor resistência ao antibiótico em questão.
A linhagem B é mais resistente à ação da penicilina, pois observando o halo formado, é possível ver que as bactérias conseguiram se desenvolver.
Antibiograma
O antibiograma consiste na análise de um cultivo de bactérias. Essas bactérias são inoculadas na superfície de uma placa de Ágar Mueller-Hinton. Nessa placa são colocados discos de papel com antimicrobianos.
Essa placa é incubada em uma estufa bacteriológica a 37°C por 24 horas. No momento da análise são verificados os halos formados ao redor do disco antimicrobiano. Se o halo for grande, significa que o antimicrobiano inibiu o crescimento das bactérias. Entretanto, se o halo for pequeno, as bactérias conseguiram se desenvolver mesmo na presença do antimicrobiano, ou seja, ela é resistente à ação desse agente.
Saiba mais sobre o antibiograma em: https://brainly.com.br/tarefa/52773761
#SPJ2