A bacia hidrográfica é uma região geográfica limitada por um divisor de águas (terreno mais elevado) que direciona as águas da chuva (precipitação) de uma área mais alta para uma mais baixa, formando, a partir de vários afluentes, um curso de água principal. A qualidade e a quantidade das águas são reflexos das atividades humanas existentes na bacia. A forma de uso, tipos de solo e relevo, a vegetação local existente, o desmatamento e a presença de cidades exercem grande pressão sobre os recursos naturais que compõem uma bacia hidrográfica. Todas as atividades realizadas na bacia desenvolvida por indústrias, propriedades rurais e cidades refletem na qualidade da água do rio, desde suas nascentes até a sua foz.
É uma relação de causa-efeito. Este é um dos motivos que justificam adotar a bacia hidrográfica como unidade territorial de planejamento para atuação do poder público, da sociedade civil e de seus usuários. Por outro lado, a proteção das cabeceiras, dos parques e demais unidades de conservação, manejo do solo, tratamento do esgoto e dos efluentes industriais, tratamento dos resíduos sólidos e a redução do uso de agrotóxicos, são alguns dos fatores que contribuem de maneira acentuada na conservação da qualidade e da quantidade das águas, tanto as superficiais como as subterrâneas. [...]
SEMA – Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Bacias Hidrográficas do Paraná. Disponível em: Acesso em: 12 ago. 2016.
Marque as alternativas corretas em relação às bacias hidrográficas e a importância de seu estudo e sua conservação.
No atual estágio de desenvolvimento tecnológico da nossa civilização, não existem alternativas capazes de garantir a conservação da qualidade e da quantidade das águas.
Até o início do século XXI, não existia nenhuma legislação nacional ou internacional que assegurasse a preservação e proteção dos recursos hídricos e, por isso mesmo, não havia sido adotada nenhuma política pública de proteção dos rios.
É importante planejar o uso correto das águas subterrâneas, pois como os aquíferos são formados por rochas porosas e permeáveis, as águas contaminadas por poluentes podem infiltrar até eles.
A proteção das cabeceiras, o uso correto do solo, o tratamento eficiente do esgoto e a redução do uso de agrotóxicos são algumas ações capazes de preservar as águas das bacias hidrográficas.
A qualidade e a quantidade das águas de uma bacia hidrográfica dependem mais do ciclo natural da água do que das atividades humanas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
27
As respostas certas são:
C e D
Respondido por
15
Resposta: C e D espero ter ajudado
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Inglês,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás