A bacia do rio São Francisco dividi-se em 4 regiões fisiograficas.quais são elas
Soluções para a tarefa
Resposta:
Bacia do Rio São Francisco
A bacia do rio São Francisco está dividida em quatro regiões fisiográficas, que são as divisões realizadas de acordo com as características físicas e específicas de cada área. Para o Ministério do Meio Ambiente.
Alto São Francisco é a primeira região, que corresponde à área das nascentes até as cidades de: Pirapora e Montes Claros, em Minas Gerais. Essa região tem cerca de 702 km de extensão e representa uma média de 16% do total da bacia.
Médio São Francisco é a segunda região, que se estende desde a cidade de Pirapora – Minas gerais até a cidade de Remanso – Bahia. Essa região tem cerca de 1.230 km de extensão e representa uma média de 63% do total da bacia, representando a sua maior parte.
Submédio São Francisco é a terceira região, que está situada entre os estados da Bahia e de Pernambuco. Essa região tem cerca de 440 km de extensão e representa uma média de 17% do total da bacia.
Baixo São Francisco é a quarta região, que é correspondente à área que parte desde a cidade de Paulo Afonso – Bahia até a foz do rio que fica entre os estados de Alagoas e Sergipe. Essa região tem aproximadamente 214 km de extensão, representando uma média de 4% do total da bacia.
A bacia hidrográfica do rio São Francisco é muito importante para o desenvolvimento socioeconômico brasileiro, porque possui uma boa capacidade hídrica que auxilia economicamente toda a região e também porque o rio São Francisco é um rio perene (não seca) e caudaloso, o que facilita a navegação.
O rio São Francisco também conhecido como “Velho Chico”, é chamado geograficamente de Rio da Integração Nacional, porque além de ser um dos maiores rios perenes brasileiros, ele ainda corta praticamente todo o sertão do Brasil, integrando essa região que é mais carente economicamente às regiões mais desenvolvidas do país.