A avitaminose (ou hipovitaminose) é causada pela falta ou deficiência de importantes vitaminas no organismo humano. A sua carência pode ser devida a uma alimentação deficiente, mas também pode surgir em função de outros problemas de saúde. No combate à avitaminose, deve-se consumir a vitamina a) A ou retinol, que é encontrada na laranja, no limão e na acerola, podendo a sua carência provocar escorbuto.
b) B12, abundante nas carnes, como, por exemplo, fígado, atuando na formação de hemácias e na multiplicação celular.
c) C, que é encontrada no leite, nas carnes e em verduras, podendo a sua falta provocar fadiga, insônia e câimbras musculares.
d) D, que é encontrada no óleo de peixe, fígado e gema de ovo, provocando a sua carência raquitismo e osteoporose.
e) K, que atua no crescimento e na proteção celular, no metabolismo das gorduras e proteínas, e na produção de hormônios.
Soluções para a tarefa
Resposta: D
O raquitismo é causado pela deficiência de vitamina D no organismo.
→ Hipovitaminose D
A vitamina D está diretamente relacionada com a manutenção das concentrações de cálcio e fósforo no organismo. Assim sendo, sua deficiência provoca problemas no desenvolvimento de ossos e dentes.
O raquitismo é a forma clínica da hipovitaminose D e caracteriza-se pela mineralização inadequada dos ossos. Quando acomete adultos, a deficiência de vitamina D desencadeia o enfraquecimento dos ossos (osteomalácia) e provoca deformidades nessas estruturas. Além dos problemas ósseos, essa hipovitaminose pode desencadear problemas no crescimento, problemas dentários, sudorese e hipotonia muscular.
Para combater a avitaminose devemos consumir alimentos ricos em vitamina: d) D, que é encontrada no óleo de peixe, fígado e gema de ovo, provocando a sua carência raquitismo e osteoporose.
Explicação:
A vitamina D é produzida pelo organismo através da exposição a luz solar e também pode ser obtida com o consumo de alimentos de origem animal como:
- peixes,
- gema de ovo
- leite
A função da vitamina d é muito importante, pois ela é responsável por:
- regular a concentração de cálcio e fósforo
- regular a atuação das células que degradam os ossos
Assim, a deficiência de vitamina D pode causar sérios problemas ao nosso organismo, como:
- deficiências ósseas - osteoporose (adultos) e raquitismo (crianças)
- maior probabilidade de desenvolver câncer e diabetes