A avaliação psicológica foi fundamentalmente influenciada, durante o século XX, pelas principais correntes de pensamento que salientaram, cada uma, a primazia do comportamento, do afeto e da cognição, na organização e no funcionamento do psiquismo humano (CUNHA, 2000).
Sobre o tema da avaliação psicológica, pode-se afirmar que:
I. O psicodiagnóstico abrange a avaliação psicológica de caráter clínico que se apóie em uma teoria psicológica de base e que adote uma ou mais técnicas reconhecidas pela ciência psicológica.
II. O psicodiagnóstico abrange aspectos passados, presentes (diagnóstico) e futuros (prognóstico) da personalidade e busca alcançar tais objetivos através de certas técnicas, entre elas: as entrevistas e as técnicas projetivas.
III. Numa perspectiva clínica, a avaliação que é feita comumente é chamada de psicodiagnóstico, pois procura avaliação forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de psicopatologia.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A avaliação psicológica, atualmente é conhecida como psicodiagnóstico, com a proposta de conhecer o paciente, através de técnicas reconhecidas da ciência psicológica (Todas estão corretas).
O psicodiagnóstico reúne uma série de perguntas, fundamentadas pelas ciências psicológicas, envolvendo aspectos passados, presentes e futuros. Atua também como uma forma de aproximação do psicólogo ao paciente, estabelecendo-se um vínculo positivo, em que o cliente possa se sentir seguro e expressar suas emoções e sentimentos.
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Inglês,
6 meses atrás
História,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Português,
11 meses atrás