A avaliação na educação infantil deve ser compreendida enquanto caminho no processo de aprendizagem das crianças. Avaliar é acompanhar as trajetórias, mudanças e transformações, mas sem o objetivo de seleção, promoção ou classificação. Você é professor de um centro municipal de educação infantil e, em uma reunião com os pais, para apresentação das avaliações das crianças, a mãe de uma aluna, buscando compreender mais sobre o processo de avaliação na educação infantil, lhe questiona sobre o assunto. Qual seria a resposta adequada para as seguintes perguntas da mãe: a) Como saber se as crianças estão se desenvolvendo e aprendendo? b) Existe algum tipo de prova?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
a)A criança não pode se sentir integrada a uma escola que lhe proporciona uma situação constante de prova, de teste, onde a tensão se mantém e onde ela e sua família são prejulgadas e responsabilizadas pelo fracasso", alerta Jussara Hoffmann, mestre em avaliação educacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no livro Avaliação e Educação Infantil - Um Olhar Sensível e Reflexivo sobre a Criança (152 págs., Ed. Mediação.
Por tudo isso, é fundamental a construção de um modelo que leve em conta o processo educacional, baseado em informações recolhidas ao longo do tempo por meio de situações significativas no contexto das atividades realizadas pelos meninos e pelas meninas e que atenda ao que eles conhecem e são capazes, sem nunca serem penalizados pelo que ainda não sabem.
Esses pontos pressupõem um planejamento que guie todos no sentido da concepção de avaliação que se quer implementar, a formação em serviço dos professores e a elaboração de instrumentos que consigam registrar o percurso realizado e dividir os avanços com as famílias. Com o objetivo de colaborar com essa reflexão e com a transformação de tudo isso em ação efetiva, esta reportagem esmiúça cada uma das etapas desse ciclo que se retroalimenta constantemente.
Resposta:
a) É possível verificar o desenvolvimento das crianças por meio da observação, do registro, da documentação e de estratégias adequadas. Por meio dessas ações, o professor tem a possibilidade de conhecer o grupo no qual trabalha, assim como cada criança que dele faz parte.
b) Na educação infantil, avaliar não significa aplicar provas, nem classificar as crianças em uma estrutura predeterminada. Por meio da observação, do registro, da documentação e de estratégias adequadas, o professor tem a possibilidade de observar que cada sujeito tem um percurso singular e que o acompanhamento das aprendizagens é a única maneira de não valorizar apenas o resultado, mas dar valor e visibilidade a todo o percurso construído no processo de aprendizagem da criança.
Explicação: