Pedagogia, perguntado por franNascimento60, 6 meses atrás

A avaliação institucional no contexto da educação pode ser tanto interna, realizada pela própria escola e seus agentes, quanto externa. A avaliação externa é fundamental para levantar dados que ajudem a melhorar o acesso, a permanência e a qualidade da educação em nível nacional. No entanto, o sistema de avaliação externa implementado no Brasil tem sido alvo de várias críticas de estudiosos da educação. Não é um das dessas críticas:

A)A implementação da avaliação externa, assim como outras reformas na avaliação educacional, está orientada para atender a mudanças de mercado e a dispositivos econômicos.

B)Os modelos de avaliação adotados no Brasil muitas vezes são malsucedidos por se orientarem por imposições e experiências de outros países, não se ajustando à realidade brasileira.

C)Apesar de a avaliação externa estabelecer metas para as escolas da educação básica, os professores não têm direcionado suas práticas pedagógicas para as demandas da avaliação externa, priorizando as especificidades sociais e culturais de sua realidade de trabalho.

D)O caráter classificatório da avaliação externa introduziu na educação pública uma lógica semelhante à da economia de mercado, com a qualidade sendo induzida pela competição.

E)A pressão para que as escolas se adequem aos critérios padronizados da avaliação externa tem resultado na uniformização dos currículos escolares e na homogeneização dos processos educativos.

Soluções para a tarefa

Respondido por frangiselemeira
10

Resposta:

C) Apesar de a avaliação externa estabelecer metas para as escolas da educação básica, os professores não têm direcionado suas práticas pedagógicas para as demandas da avaliação externa, priorizando as especificidades sociais e culturais de sua realidade de trabalho.

Explicação:

Esse fato tem gerado impactos no trabalho docente, visto que os  professores no momento do planejamento e da realização do trabalho pedagógico ficam pressionados em atingir as metas propostas pelos gestores e as políticas  e condicionam a prática pedagógica às avaliações externas.

Perguntas interessantes