A avaliação é instrumento de reflexão sobre a prática pedagógica na busca de melhores caminhos para orientar as aprendizagens das crianças. Ela deve incidir sobre todo o contexto de aprendizagem: as atividades propostas e o modo como foram realizadas, as instruções e os apoios oferecidos às crianças individualmente e ao coletivo de crianças, a forma como o professor respondeu às manifestações e às interações das crianças, os agrupamentos que as crianças formaram, o material oferecido e o espaço e o tempo garantidos para a realização das atividades." (MEC, 2013, p. 95) Embora no senso comum, quando pensamos em avaliação na creche e pré-escola, não conseguimos vislumbrar muitas ferramentas, instrumentos ou até mesmo o que ser avaliado, em nossos estudos percebemos que na Educação Infantil também é necessária a avaliação e o cuidado com o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Sendo assim, desafio você a pesquisar na internet materiais que versem sobre esta temática, podendo ser artigos científicos, artigos de revistas ligadas à educação, entre outros. Selecione este material, indique o link de acesso e faça uma leitura crítica dele. Em seguida, faça um resumo de sua análise em relação ao material e um comentário do que achou do texto
Soluções para a tarefa
Resposta:PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Realizada a pesquisa sobre a avaliação na Educação Infantil, localizei o artigo abaixo:
Resumo
O presente trabalho se propõe a analisar as pesquisas realizadas na área da Educação Infantil, abordando especificamente a avaliação do desenvolvimento das crianças de 0 a 5 anos. Neste ensaio teórico, são citados diversos autores, de diferentes países, todos com experiências reconhecidamente bem-sucedidas nesse campo. No Brasil, buscou-se a legislação e as orientações dos órgãos que trabalham com esse nível de ensino. Em seguida, são apresentados estudos de avaliação que focalizam o desempenho dos alunos por meio de diversas modalidades de avaliação. Concluiu-se que são muitas as alternativas para acompanhar o desenvolvimento da criança, relacionando-a em diferentes aspectos de sua realidade física e social.
Comentário
O artigo é muito bem escrito, com linguagem fácil e que qualquer professor da Educação Básica consegue realizar a leitura e aplicação. As autoras fazem um apanhado histórico da Educação Infantil no Brasil, trazendo legislações e principais autores que tratam sobre a temática. Posteriormente, entram no assunto específico dos instrumentos de avaliação da Educação Infantil, tratando de portfólios, dossiês, fichas e relatórios. A conclusão a qual eu chego é que, por compreender sua importância na discussão desse assunto:
"Conclui-se que, independentemente do modelo escolhido por quem se propõe a avaliar, é necessário entender que a prática avaliativa compreende, entre outros aspectos pedagógicos, trabalhar todas as dimensões do ser humano (emocional, corpórea, política, espiritual e ética), associadas ao prazer pela descoberta da construção de significados com o mundo. Assim, discutir amplamente as concepções e práticas de avaliação faz-se necessário e urgente para a construção de uma formação cidadã na infância." (CIASCA e MENDES, 2009, p. 303)
A contribuição deste artigo para o futuro educador perpassa a necessidade de conhecer historicamente como chegamos às práticas e didáticas utilizadas atualmente em sala de aula, e ainda conhecendo os pormenores de instrumentos de avaliação utilizados pela Educação Infantil, o que também auxiliará grandemente nossa atuação em sala de aula.