“A avaliação deve ser realizada de maneira significativa e contínua, pois é muito difícil que se consiga avaliar eficientemente todas essas habilidades por meio de um único teste. O professor deve sempre considerar o foco da proposta de ensino de língua inglesa para a escola. Entre as propostas, há aquelas que enfocam a compreensão e produção escrita (reading e writing), outras dividem o foco entre as quatro habilidades (reading, writing, speaking, listening). Caso a proposta da escola em que você atua seja na compreensão escrita, sugerimos que se trabalhe também outras habilidades, mesmo que em menor proporção.”
ASSIS, A. W. A.; MARECO, R. T. M. Práticas de ensino de língua inglesa II. Maringá: UNICESUMAR/NEAD, 2018, p. 152.
Considerando o texto apresentado e o conteúdo da disciplina acerca da avaliação em língua inglesa podemos afirmar que
Alternativas
Alternativa 1:
Para a avaliação da produção escrita deve-se evitar a solicitação de reescrita a fim de que o aluno não seja desmotivado.
Alternativa 2:
na avaliação da compreensão escrita é importante que o professor evite a utilização de diferentes textos ou gêneros textuais, incluindo textos imagéticos.
Alternativa 3:
Priorizar uma ou outra habilidade na elaboração do teste depende da percepção do professor quanto ao desempenho dos alunos no decorrer das aulas.
Alternativa 4:
os testes devem ser elaborados distribuindo de forma igualitária exercícios que avaliem as quatros habilidades, independente da proposta da escola.
Alternativa 5:
em uma escola cuja proposta seja a recepção e compreensão escrita, a avaliação deve priorizar a escrita e leitura, sem, contudo, desconsiderar as habilidades orais.
Soluções para a tarefa
Resposta correta: em uma escola cuja proposta seja a recepção e compreensão escrita, a avaliação deve priorizar a escrita e leitura, sem, contudo, desconsiderar as habilidades orais.
Olá, amigo(a)!
A avaliação corresponde a um instrumento importante para o acompanhamento do aprendizado do aluno, assim como verificação dos métodos de ensino e seus resultados.
Quando a proposta pedagógica da escola se concentra na parte escrita, a avaliação certamente precisará acompanhar a mesma linha, de forma a proporcionar um diálogo coeso entre a prática do ensino e aprendizado e a avaliação contínua.
Entretanto, a avaliação assim como as demais ações didático pedagógicas precisam estar alinhadas, de forma a criar um segmento uniforme para o ensino e aprendizado.
Logo, a alternativa que responde sua questão é a alternativa 5 - em uma escola cuja proposta seja a recepção e compreensão escrita, a avaliação deve priorizar a escrita e leitura, sem, contudo, desconsiderar as habilidades orais.
Boa sorte!