A avaliação de desempenho é um fenômeno complexo que possui influência de vários fatores. I) O avaliador deve ser uma pessoa experiente, com alto grau de maturidade. Deve ser um indivíduo que conhece a si próprio (pratica o autodesenvolvimento) e, por isso, é capaz de emitir julgamentos que são, em sua essência, uma reprodução fiel da realidade. PORQUE II) O avaliador deve atribuir ao avaliado qualidades e defeitos que são próprios do observador ou do avaliador, tais como: projeção de antipatias e simpatias sem suficientes razões. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. As asserções I e II são proposições falsas. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Soluções para a tarefa
Oi!
Abaixo, segue o julgamento de cada assertiva apresentada.
I) O avaliador deve ser uma pessoa experiente, com alto grau de maturidade. Deve ser um indivíduo que conhece a si próprio (pratica o autodesenvolvimento) e, por isso, é capaz de emitir julgamentos que são, em sua essência, uma reprodução fiel da realidade.
CORRETO. Nesta lógica, o avaliador faz o uso correto da razão, ou seja, ele é capaz de passar uma crítica de forma construtiva (para o crescimento do profissional).
II) O avaliador deve atribuir ao avaliado qualidades e defeitos que são próprios do observador ou do avaliador, tais como: projeção de antipatias e simpatias sem suficientes razões.
ERRADO. O avaliador deve fazer o uso da impessoalidade e ser profissional. Ele não vai falar das suas próprias qualidades e defeitos, uma vez que não se trata de uma auto-avaliação.
Até a próxima!
Resposta:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
Explicação:
Corrigida no AVA.