Pedagogia, perguntado por universodascadeiras, 6 meses atrás

A avaliação da educação básica no Brasil já passou por várias fases. Até o começo do século XX, a avaliação educacional no país era fortemente voltada para o uso de testes como forma de medir o rendimento escolar, em grande parte por influência dos estudos norte-americanos sobre avaliação. Desde então, a avaliação sendo revista até ser considerada uma estratégia para enfrentar os problemas sociais do país. Sobre o histórico da avaliação básica no Brasil, analise as afirmativas abaixo: I. Mesmo na fase marcada pela mensuração como processo avaliativo, a aprendizagem do estudante era avaliada em conjunto com outras dimensões educacionais, como o projeto pedagógico e o currículo escolar. II. A relação entre o desempenho dos estudantes e os objetivos educacionais definidos no plano pedagógico só começou a se propagada de forma mais abrangente a partir de estudos de Ralph Tyler na década de 1950. III. A visão da avaliação como um processo contínuo e fundamental para o planejamento e revisão do processo educativo começou a ser desenvolvida no final da década de 1960 e iniciou a discussão, aprofundada na década de 1980, sobre a função política da avaliação em uma educação democrática e libertadora. IV. A avaliação assume protagonismo nas reformas educativas a partir da década de 1990 e, mas volta a ter um caráter de mensuração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (2008). Estão corretas as afirmativas: A) apenas I; B) apenas II e III; C) apenas II e IV; D) apenas I, II e III; E) apenas I, III e IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por patriciacalvor
4

Resposta:

II e III

Explicação:

Respondido por jubalsamao
1

Resposta:

II e III estão corretas.

Explicação:

II. A relação entre o desempenho dos estudantes e os objetivos educacionais definidos no plano pedagógico só começou a se propagada de forma mais abrangente a partir de estudos de Ralph Tyler na década de 1950.

III. A visão da avaliação como um processo contínuo e fundamental para o planejamento e revisão do processo educativo começou a ser desenvolvida no final da década de 1960 e iniciou a discussão, aprofundada na década de 1980, sobre a função política da avaliação em uma educação democrática e libertadora.

Perguntas interessantes