A avaliação da aprendizagem não existe por si só. Ela se realiza em um contexto de ensino e de aprendizagem e se configura como parte desse processo. Possui funções e objetivos que devem estar articulados a esse processo tanto para fazer sentido quanto para lhe dar sentido.
Leia e reflita sobre as afirmativas abaixo.
I: Na perspectiva tradicional, a escola tinha o professor como o sujeito que avalia, o aluno como o sujeito avaliado e a avaliação ocorria, normalmente, no final de um período em que o professor havia ensinado um determinado conteúdo, tendo, portanto, uma função apenas de verificar a aprendizagem, de medir o quanto o aluno havia se apropriado daquilo que lhe foi transmitido.
II: Avaliar implica, sim, verificar e medir, porém, mais do que isso, implica emitir uma apreciação sobre a qualidade dessa aprendizagem, indicando os avanços ocorridos, o que não pôde ser conseguido e evidenciar suas causas, a fim de que se possa dar continuidade ao processo de aquisição dos conhecimentos e de apropriação de saberes.
III: Quando avaliamos somente ao final, com o objetivo de indicar o quanto o aluno aprendeu, o domínio que apresenta de determinado saber, estamos realizando um tipo de avaliação que é chamada de avaliação diagnóstica. Ela demonstra o resultado de um processo de trabalho, é uma avaliação feita no final de uma etapa, seja um bimestre, semestre ou ano letivo.
No que se refere à concepção avaliativa para favorecer a aprendizagem é verdadeiro o que se afirma em:
Alternativas:
a)
Apenas I
b)
Apenas II
c)
Apenas III
d)
Apenas I – II
e)
Apenas I - III
Soluções para a tarefa
Resposta:
CERTA I: Na perspectiva tradicional, a escola tinha o professor como o sujeito que avalia, o aluno como o sujeito avaliado e a avaliação ocorria, normalmente, no final de um período em que o professor havia ensinado um determinado conteúdo, tendo, portanto, uma função apenas de verificar a aprendizagem, de medir o quanto o aluno havia se apropriado daquilo que lhe foi transmitido.
CERTA II: Avaliar implica, sim, verificar e medir, porém, mais do que isso, implica emitir uma apreciação sobre a qualidade dessa aprendizagem, indicando os avanços ocorridos, o que não pôde ser conseguido e evidenciar suas causas, a fim de que se possa dar continuidade ao processo de aquisição dos conhecimentos e de apropriação de saberes.
ERRADA III: Quando avaliamos somente ao final, com o objetivo de indicar o quanto o aluno aprendeu, o domínio que apresenta de determinado saber, estamos realizando um tipo de avaliação que é chamada de avaliação diagnóstica. Ela demonstra o resultado de um processo de trabalho, é uma avaliação feita no final de uma etapa, seja um bimestre, semestre ou ano letivo
Explicação:
Apenas I e II estão corretas.
O processo de avaliação democrático deve auxiliar no desenvolvimento cognitivo do aluno, o incluindo e não o diferenciando dos demais.
Por fim, para que a avaliação democrática esteja sempre em proximidade com as escolas novas e os novos métodos de didática é preciso que o educador apresenta o conteúdo e o aluno o assimila, não sendo mais o educador o pilar principal na transmissão, devendo o aluno está inteirado nesse processo.