Português, perguntado por artenisamarques, 1 ano atrás

A avaliação contemporânea para ser integral, ou seja, completa deve ver a pessoa como um todo. Todo ser humano é formado por corpo, mente e espírito. A Psicologia da Educação nos auxilia neste sentido de ver a pessoa como um ser bio, psico, social e espiritual. Negar um destes elementos no campo educacional e da avaliação poderia nos levar para um caminho perigoso. Os processos avaliativos poderiam se tornar instrumentos de ditadura ideológica. A partir do que vimos sobre isso, podemos perceber em nossos dias (em nossa realidade/nossa cidade) no campo educacional este respeito pelas várias dimensões da pessoa em nossos processos avaliativos?

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
1
Olá,

Acredito que o viés ideológico ainda está impregnado na educação, limitando a compreensão total da nossa humanidade. Avanços nesse sentido podem ser percebidos; pois a avaliação precisa ser integral, como bem diz o texto. Atentar-se apenas ao biológico sem considerar o âmbito psico e social seria um erro grotesco.

Imagine avaliar um aluno de maneira negativa e até mesmo pejorativa sem considerar que o mesmo vem de uma família instável, onde o pai maltrata a mãe e age de forma violenta? Estaríamos criando uma grande injustiça, já que essa criança sofreria de problemas sociais e psicológicos, contaminando todo o restante.

É preciso estimular os colegas educadores para que não se limitem a uma visão parcial; o ser humano é essencialmente complexo, e precisa ser visto e avaliado em seus pormenores, para que possa desenvolver-se e ser tratado de forma justa.

Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes