Sociologia, perguntado por thaislanemanu, 5 meses atrás

A autora Yolanda Guerra, no texto: A instrumentalidade do Serviço Social, presente na biblioteca básica, traz um paradigma diferente para este termo. Explique o conceito de “Instrumentalidade”, conforme analisado pela referida autora.

Soluções para a tarefa

Respondido por rainhagyn
6

Resposta:

Explicação:

Conforme abordou em sua palestra, a Prof.ª Dr.ª Yolanda Guerra enfatizou que a discussão da instrumentalidade ainda está muito no início, sendo necessários mais estudos e pesquisas. “Foi um debate muito deixado de lado durante um tempo pela profissão e que agora estamos percebendo a necessidade de estimular pesquisas que venham nessa direção de discutir a instrumentalidade. Também vale destacar o quanto é importante para o assistente social, dada as características próprias da profissão, entender bem o que é instrumentalidade e saber desenvolver uma instrumentalidade de qualidade, porque isso depende de uma intervenção profissional comprometida com o projeto de sociedade, de um trabalho qualificado e também chamar a atenção para a necessidade de estudos e de um investimento na discussão da instrumentalidade”.  

 

Yolanda Guerra ainda comenta que é importante abrir mão de uma concepção bastante tradicional na profissão que é identificar a instrumentalidade como instrumentos e técnicas. “A instrumentalidade é algo que vai além e se a gente não percebe isso, continuamos trabalhando com essa visão limitada, que é reducionista e de fato faz com que a gente vá buscar um modo de fazer a priori e não perceba o movimento da realidade. Não existem modelos de fazer, não existem metodologias a priori”. A Instrumentalidade do Serviço Social. Com essa temática, a Prof.ª Dr.ª Yolanda Guerra abriu a programação em comemoração ao Dia do/a Assistente Social de 2019, ela, que é a grande referência no assunto, dialogou com assistentes sociais e acadêmicos na última sexta-feira (26), no auditório da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul- FETEMS. O evento foi organizado pelo CRESS/MS, gestão “Resistir Para Fortalecer a Luta” (2017/2020), em conjunto com a Faculdade Adelmar Rosado- FAR e comparceria da FETEMS.

Perguntas interessantes