Português, perguntado por elizatorres7354, 1 ano atrás

A autora do texto, Tania Tait, defende a tese de que

A) as pessoas nunca escreveram ou leram tanto
B)é assustadora forma que se dá a expansão da internet
C)a tecnologia é que possibilita comunicação em tempo real
D)os aparelhos móveis modificam os comportamentos dos usuários
E)é necessário dosar o uso das redes sociais para evitar a dependência ​

Soluções para a tarefa

Respondido por anaivanleonardo
16

letra e..pois é a ideia ou tese q a autora defende, como podemos ver no último parágrafo .


elistonef: vc ten o gabarito completo
anaivanleonardo: Oi.. não tenho
anaivanleonardo: foi lendo o texto mesmo
Respondido por martinkoliveira
0

A autora do texto "As redes sociais digitais: necessidade ou vício?", Tania Tait, defende a tese de que é necessário dosar o uso das redes sociais para evitar a dependência. Por causa disso, deve ser marcada a letra E.

A importância de administrar o tempo nas redes sociais

A autora Tania Tait, pelo que se pode perceber no texto apresentado, defende a concepção de que o indivíduo que sabe dosar a utilização das redes sociais acaba conseguindo a liberdade, ao contrário das pessoas que usam as redes sociais de forma demasiada, que acabam se tornando dependentes e dominados.

Texto do enunciado:

As redes sociais digitais: necessidade ou vício?

“Com o advento dos aparelhos móveis e a ampliação dos recursos dos celulares, a expansão da internet se dá de forma assustadora e seu uso passa de esporádico para instantâneo. Essa evolução, ao fortalecer o paradigma de “computador onde a pessoa se encontra, a qualquer hora e lugar”, referindo-se aos aparelhos móveis, modifica também comportamentos como o chamado “vício eletrônico”.

Antes, a expressão indicava o vício das pessoas que não conseguiam se deligar de seus computadores para entrar nas redes sociais, jogar, fazer comentários ou verificar o que está sendo postado. Hoje, a situação se torna mais complexa e alarmante. Basta observar ao redor: pessoas caminhando e usando celular; pessoas em bares e restaurantes que não interagem com outras pessoas, mas com seus aparelhos. Crianças e adolescentes conectados o tempo todo. Adultos usando aparelhos de comunicação em festas e cerimônias formais.

Imagens sendo postadas e divulgadas em cada momento. O chamado vício agora se irradia: as pessoas podem acessar suas informações em qualquer lugar e horário, pois carregam os aparelhos consigo.

Ao lado dos inúmeros serviços ofertados na internet, tais como a realização de pesquisas, serviços bancários, serviços públicos e a comercialização de produtos e serviços, entre outros, encontra-se uma forma de comunicação via redes sociais, que se tornou parte do dia a dia das pessoas em todo o mundo. [...] Cada vez mais atraentes, as redes sociais são utilizadas também pelas empresas na promoção de seus bens e serviços, com base no perfil dos usuários e seus interesses. Há uma estrutura para capturar as informações via redes sociais e transformá-las em conteúdo para marketing e propaganda, para captar novos clientes ou garantir os existentes.

Percebe-se, entretanto, que as redes sociais digitais possuem um tempo de vida útil. A rede social digital mais utilizada, atualmente, começa a apresentar desgaste devido ao uso de “correntes”, pensamentos de autores que nem sempre são verídicos, comentários pagos por partidos políticos e excesso de propagandas de empresas na comercialização de seus produtos e serviços. Essas informações descaracterizam o que inicialmente seria utilizado para que as pessoas se comunicassem.

Além dos problemas psicológicos de vício e isolamento social que estão sendo estudados, não se pode negligenciar outros itens no quesito saúde, devido à radiação e ao contato direto com os aparelhos, que trazem problemas como diminuição da visão, tendinite, dor nas costas, má postura e ansiedade, entre outros.

Destaca-se, por sua vez, o lado fantástico dessa tecnologia que possibilita comunicação em tempo real, com fotos, imagens e comentários, o que pode aproximar as pessoas e colocá-las a par dos acontecimentos familiares, de relacionamentos e de acontecimentos de interesse público, mesmo a longa distância. [...]

Enfim, devemos aprender a dosar o uso das novas tecnologias de comunicação para que seus benefícios possam ser aproveitados de maneira a contribuir para a real aproximação e compartilhamento entre as pessoas, com liberdade e não como escravidão e dominação (TAIT, 2014).

Veja mais sobre vício em redes sociais:

https://brainly.com.br/tarefa/13609310

#SPJ6

Anexos:
Perguntas interessantes