– A autora considera que o trabalho do escravo negro na mineração possibilitava uma chance maior do mesmo negociar com seu proprietário e obter sua liberdade. II – A partir da leitura do excerto bibliográfico podemos compreender que o trabalho desenvolvido pelos escravos na mineração era menos exaustivo, se comparássemos com a labuta canavieira. III – As negociações das alforrias concedidas aos cativos africanos ocorria com maior frequência na região das minas, devido a influência do pensamento iluminista dos letrados que eram influenciados pelos ideais de liberdade e igualdade. IV – Muitos senhores aceitavam negociar o pagamento da alforria de seu cativo,
Soluções para a tarefa
Sobra a escravidão e a vida dos cativos no período escravista brasileiro, podemos afirmar que a resposta correta é a alternativa 5.
Segundo a autora Mary Del Priore, o trabalho dos negros escravizados na mineração trazia maiores chances de se obter alforria. Uma vez que muitos senhores exigiam valores exorbitantes em troca da alforria. Estes valores aumentavam quando o cativo estava próximo de obtê-los, dificultando assim a busca por liberdade.
A compra de alforrias
Embora exaustivo e desumano, o trabalho dos escravizados na mineração trazia algumas vantagens, como a possibilidade da compra da alforria através do ouro minerado. Tais negociações das alforrias não eram possíveis aos que trabalhavam com a cana-de-açúcar, sendo estes considerados menos qualificados e até menos rentáveis a curto prazo.
A sua pergunta está incompleta, mas provavelmente as opções de afirmativas corretas sejam:
- 1) I, II e III apenas;
- 2) II e III apenas;
- 3) II, III e IV apenas;
- 4) III e IV apenas;
- 5) I e IV apenas.
Aprenda mais sobre o Brasil colonial em
https://brainly.com.br/tarefa/1603361
#SPJ4