A Autonomia Moral, último estágio do desenvolvimento moral segundo Piaget, significa a possibilidade de ser governado por si próprio, ou seja, ser autônomo moralmente perante a lei ou as normas escolares quer dizer poder entendê-las como sendo o resultado de acordos entre os diversos pontos de vista dos membros que compõem um grupo ao invés de considerá-las como algo imutável, que está além da vontade e do raciocínio sobre elas. PIAGET, Jean. O juízo moral na criança. São Paulo, Summus, 1994. Em atividade de sala de aula, considerando a teoria de Piaget, a professora resolveu trabalhar o conteúdo de ética, com as crianças e trouxe a seguinte situação problema: Cristiano, um menino de 12 anos com seus colegas resolveram fazer armadilhas para caçar passarinhos junto à arvore da rua em que moravam. Pensou em uma cena em que quatro meninos decidem participar, porém Cristiano sugeriu brincar de outra coisa, pois foi ensinado por sua mãe a não maltratar os animais. Em relação ao texto e a estruturação da atividade, considere as afirmativas a seguir. I.A Professora pode trabalhar sobre a democracia e com o grupo discutir sobre a possibilidade de Cristiano ir caçar contra a sua vontade pois foi voto vencido. II.Pode ser trabalhado em sala de aula o fato de Cristiano não ser colaborativo com o grupo e a importância de brincar com os amigos. III.A professora pensou em trabalhar sobre valores como o respeito aos animais e o valor da vida, aproveitando a orientação dada pela mãe de Cristiano. IV.A professora pode avaliar o desenvolvimento do juízo moral das crianças trabalhando a instrução da mãe e o fato de ela estar ausente no momento em que Cristiano foi convidado. V.A professora pode trabalhar o desenvolvimento da capacidade de argumentação pois Cristiano pode tentar mentir para escapar do castigo imposto por sua mãe, caso fosse descoberto. É correto o que se afirma em
Soluções para a tarefa
Resposta:
Aap1
Explicação:
1 - c)
III e IV, apenas.
2 - a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
3 - c)
Há a criação de um espaço e tempo de diálogo onde as crianças são motivadas a falar e a ouvirem-se umas às outras, ocorrendo uma promoção do pensamento.
4 - a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Corrigida pelo AVA
Apenas III e IV estão corretas.
Podemos citar, o conhecimento Filosófico como uma ação que busca interrogar e compreender a essência das coisas, não se baseando na religião para chegar em uma resposta.
Conhecimento religioso, neste caso, aquele que é baseado em elementos exteriores ao mundo natural, parte do pressuposto que uma religião existe, ou seja, temos como exemplo o cristianismo, que possui seus livros e fundamentações teóricas utilizados para o exercício do conhecimento e da fé.