A ausência quase completa de fantasmas na Bíblia
deve ter favorecido também a vontade de rejeição dos
fantasmas pela cultura cristã. Várias passagens dos
Evangelhos manifestam mesmo uma grande reticência
com relação a um culto dos mortos: “Deixa os mortos
sepultar os mortos”, diz Jesus (Mt 8:21), ou ainda:
“Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos” (Mt 22:32).
Por certo, numerosos mortos são ressuscitados por
Jesus (e, mais tarde, por alguns de seus discípulos),
mas tal milagre — o mais notório possível segundo as
classificações posteriores dos hagiógrafos medievais
— não é assimilável ao retorno de um fantasma.
Ele prefigura a própria ressurreição do Cristo três dias
depois de sua Paixão. Antecipa também a ressurreição
universal dos mortos no fim dos tempos.
SCHMITT, J.-C. Os vivos e os mortos na sociedade medieval.
São Paulo: Cia. das Letras, 1999.
De acordo com o texto, a representação da morte
ganhou novos significados nessa religião para
A) extinguir as formas de ritualismo funerário.
B) evitar a expressão de antigas crenças politeístas.
C) sacramentar a execução do exorcismo de infiéis.
D) enfraquecer a convicção na existência de demônios.
E) consagrar as práticas de contato mediúnico
transcendental.
com explicação por favor!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
Para um aprofundamento das ideias dessa religião recomendo fortemente que assista a série "Lúcifer" da Netflix, ela traz muitas ideias de forma cômica e quebra vários preconceitos sobre "demônios" e outras coisas assim. Para responder essa questão mesmo eu lembrei dessa série e consegui eliminar as alternativas A, C e D de cara.
Explicação:
Olá, para os cristãos, se eles acreditassem que existe forma de se comunicar com os mortos procurariam a respeito e encontrariam outras religiões que podem ou não serem politeístas e, como meio de prevenção, para não perder os convertidos, dizem que não existe isso de fantasma e essa forma de comunicação. Por exemplo, se um cristão passasse a duvidar a existência de fantasma talvez acharia no Google uma religião que acredita em fantasmas (almas desencarnadas) e em Deuses para fenômenos naturais, como a religião dos tupi-guaranis e possivelmente duvidariam da bíblia. Para evitar isso, há varias passagens que dizem que não existe fantasma e só há um único deus na bíblia, como o próprio texto diz "Deus não é Deus dos mortos (insinuando que não existe um outro Deus > politeísmo) mas dos vivos". > Letra B.
A. Os cristãos fazem rituais funerários, logo, não se extingue.
C. Há vários filmes que mostram o exorcismo de infiéis por padres mas isso não é mencionado em nenhuma parte do texto, logo, podemos perceber que não é a correta. A resposta das questões do ENEM sempre em Humanas e Linguagens quase sempre você consegue descobrir lendo.
D. Em vários momentos os cristãos citam que um demônio pode fazer a mente de alguém ou então tal coisa é obra do demônio, mostrando que acreditam em demônios (não há enfraquecimento de convicção).
E. Há cristãos que acreditam que podemos falar com espíritos, como os espiritistas, entretanto, o texto tenta dizer exatamente que não podemos fazer contato mediúnico transcendental, nós, humanos vivos, já que disse numa parte do texto "deixai os mortos sepultar os mortos", só os mortos podem fazer contato com outros mortos, logo, não se consagra práticas [dos vivos] fazer contato e sim dos mortos fazer contato com outros mortos <<< é por isso que essa alternativa está errada. Isso é comprovado pelo trecho: "Por certo, numerosos mortos são ressuscitados por Jesus, mas tal milagre não é assimilável ao retorno de um fantasma. Ele prefigura a própria ressurreição do Cristo três dias depois de sua Paixão. Antecipa também a ressurreição universal dos mortos no fim dos tempos." << sabemos que Jesus está morto e disse que só ele pode ressuscitar, ou seja, morto fazendo contato com morto.
Demorei um tempo para fechar comunicação com essa questão e espero que tenho sido de grande ajuda pra ti meu comentário. Bons estudos <3
Nota: tente perceber a essência do texto em todas as questões que tu fizer, se não foi dito nada de rituais, exorcismo, demônios, possivelmente as alternativas que tem isso não serão as corretas. Já as letras A e E precisam de um exame mais atento.
Resposta:
Gabarito letra B.
Explicação:
a) Falsa, não houve na religião cristã uma extinção das formas ritualísticas do funerário, pelo contrário esse rito se perpetuou até a atualidade.
b) Verdadeira, por exclusão, eu encontrei uma religião politeísta que acredita em fantasmas o Taoísmo, religião politeísta chinesa, considera três categorias de espíritos: deuses, fantasmas e antepassados. Então, essa assertiva é verdadeira, mais por exclusão mesmo, já que seria difícil saber disso na prova.
c) Falsa, não houve menção a exorcismo no texto.
d) Falsa, no texto não foi citado demônios nenhuma vez.
e) Falsa, ao contrário do que propõe essa assertiva, não há uma consagração de práticas mediúnicas, pois o texto afirma “A ausência quase completa de fantasmas na Bíblia deve ter favorecido também a vontade de rejeição dos fantasmas pela cultura cristã.”