a ausência de atividades físicas, por outro lado, aumenta o sedentarismo e contribui com:
Soluções para a tarefa
Resposta:
traz muitos riscos ao corpo, como doenças cardiovasculares, osteoporose, diabetes, obesidade, aumento do colesterol, hipertensão arterial, infarto do miocárdio, entre outras.
A menor demanda da função cardíaca em conseqüência do sedentarismo diminui a qualidade funcional do miocárdio como "bomba". A atividade motriz insuficiente mantém de forma permanente a perfusão miocárdica nos níveis de repouso. O resultado pode ser um aporte instável de oxigênio para as fibras miocárdicas (isquemia miocárdica)
O enfisema e a bronquite crônica são freqüentes entre os idosos. A inatividade física, com as suas graves conseqüências sobre a musculatura ventilatória (principalmente sobre o diafragma e os músculos intercostais externos)
stá suficientemente demonstrado que o aumento do colesterol LDL (lipoproteína de baixa densidade) está associado com uma maior incidência de doença aterosclerótica coronariana e das artérias periféricas. O sedentarismo em geral se associa com o aumento do colesterol LDL; desse modo, o sedentarismo aumenta o risco de alterações degenerativas das artérias