“A Aula em Campo é uma aula que não tem como ser separada da sensação de lazer e ansiedade, de angústias e novidades, porém, é aula, e por isso os docentes e discentes devem se preocupar com o objetivo de estar em ‘campo’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, C. D. M. de. Sentidos da geografia escolar. Fortaleza: UFC, 2009. p. 155.
Uma das práticas mais corriqueiras das aulas de campo é justamente levar os alunos para dar uma volta nos arredores da escola em que estudam. Essa prática pode ser ao mesmo tempo interessante e complicada. A partir desse contexto, como deve ser encaminhada a proposta de aula de campo?
De acordo com os conhecimentos adquiridos a partir do livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Primeiro deve-se pensar na aula de campo para posteriormente pensar o conteúdo a ser nela trabalhado.
II. ( ) O professor deverá ter em mente algumas perguntas como: “O que investigar?”, “Como investigar?”, “Como orientar a elaboração e a expressão da síntese no final desta atividade?”.
III. ( ) Na aula de campo o aluno tende a reconhecer diversos elementos alheios ao ambiente escolar, uma vez que estes mesmos elementos são cotidianos e próximos à sua vivência.
IV. ( ) A aula de campo, enquanto prática, diferenciada de transmissão do conteúdo deve auxiliar e complementar o que já fora trabalhado.
Agora, marque a sequência correta:
A) V – F – V – V
B) V – F – V – F
C) F – F – V – V
D) F – V – F – V
E) F – V – V – V
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra E
Explicação:
É importante ressaltar que a aula de campo costumeiramente tem sido utilizada de maneira diametralmente oposta à sua concepção inicial. Em diversos casos pensamos a aula de campo para posteriormente pensar o conteúdo a ser nela trabalhada. A relação deve ser oposta. A aula de campo, enquanto prática, diferenciada de transmissão do conteúdo deve vir a auxiliar e complementar o que já fora trabalhado. Então, ao se preparar uma aula de campo, o professor deverá ter em mente algumas perguntas como: “O que investigar?”, “Como investigar?”, “Como orientar a elaboração e a expressão da síntese no final desta atividade?”. Essa prática pode ser ao mesmo tempo interessante porque o aluno tende a reconhecer diversos elementos alheios ao ambiente escolar, uma vez que estes mesmos elementos são cotidianos e próximos à sua vivência. (p. 150 e 151).
Resposta:
LETRA E
Explicação:
FVVV