A aula da Educação Física é diferente das demais disciplinas, necessitando de um espaço adequado para sua prática. Contudo, nem sempre as escolas possuem quadras e locais apropriados para tal. A escola que Maria trabalha possui uma área ao lado do pátio para a prática da Educação Física. Este local é de cerâmica, escorregadio, estreito e, quando chove, fica molhado. Além disso, não há separação do local com as outras áreas da escola, fazendo com que os alunos que não estão fazendo Educação Física também se misturem no ambiente de aula. Há algumas pilastras de ferro no entorno, como sustentação da escola. Algumas janelas das salas de aula ficam direcionadas para o espaço de aula de Educação Física. Os alunos ainda não reconhecem este espaço como uma sala de aula e por isso vão de chinelo, sandália, calça jeans.
Diante de tal contexto, responda:
1. Analise o ambiente e identifique os riscos que ele proporciona à prática das aulas de Educação Física.
2. Determine os procedimentos a serem realizados para minimizar os riscos para os alunos no ambiente da Educação Física.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação: Sabemos que pode surgir realidade como essa, e o professor deve estar preparado para tomar alguma medidas de segurança para o bom andamento das atividades. Nesse caso citado o professor deve alertar os alunos sobre os risco e demarcando o local. O professor deve definir regras durante suas atividades e levando em conta a realidade econômica do local e do aluno.
Resposta:
Padrão de resposta esperado
É importante que o professor consiga observar em seu entorno todas as características que facilitem o desenvolvimento do seu trabalho, mas também todas as circunstâncias que podem prejudicar a aula e colocar em risco os alunos. Na situação descrita, o piso é inapropriado para que as crianças corram, por isso se faz importante não encerar o chão e solicitar a troca do mesmo, diminuindo assim a chance de as crianças escorregarem e se machucarem. Em épocas de chuva, devemos fazer uma análise se é possível realizar atividade, e solicitar auxílio para secar o piso.
Delimitar o espaço a ser utilizado para as aulas de Educação Física também é importante, de modo que comunidade escolar (alunos, professores, funcionários, pais) reconheça como um local de desenvolvimento de conhecimento, e não apenas um pátio ocioso para as crianças correrem. Dessa maneira, diminuiremos o risco de alguém ser acertado pela bola, ou se chocar com quem está fazendo atividade. Colocar grades nas janelas para que não haja risco de quebrar o vidro também seria uma boa medida de segurança.
Em relação aos ferros de sustentação da escola, é importante envolvê-los com espuma/colchonetes para que as crianças não se machuquem.
Outra situação que diminui a chance de risco de lesões é trabalhar a consciência dos próprios alunos quanto à importância da vestimenta e do calçado adequado para a prática de atividade física, além de criar regras de segurança e uso do espaço. Essa é uma das ações mais assertivas que podemos tomar para minimizar o risco de lesões.