A)atualmente o planeta vem enfrentando uma contínua elevação das temperaturas, cujas graves consequencias (irregularidade no regime de chuvas, tormentas, derretimento das calotas polares, por exemplo) afetam profundamente a vida dos seres humanos, podendo até, futuramente, inviabilizá-la. Por essa razão, os cientistas têm chamado a atenção dos governos para a necessidade de adotar medidas que freiem essas alterações climáticas ou, ao menos, reduzam-nas. De acordo com a notícia acima, qual é a atividade humana com maior impacto sobre o clima?
B) Essa atividade sempre foi praticada pelos grupos humanos?
C) É possível abandonar a atividade discutida acima sem prejuízos aos seres humanos? Para sustentar sua resposta, pesquise o assunto em livros e sites de nutrição.
d) Que medidas poderiam ser tomadas para incentivar a redução da atividade em questão?
Soluções para a tarefa
A. A relação do ser humano com a natureza vem se deteriorando rapidamente, pois existe uma exploração desmedida dos recursos naturais, como o desmatamento de florestas, queimadas para criação de gado e a pesca predatória.
Entre hábitos perniciosos arraigados na sociedade moderna, está o consumo indiscriminado de carne. Atualmente há em manutenção, “estoques vivos”, de 30 bilhões de aves, peixes e mamíferos de dezenas de espécies que exercem imensa pressão sobre todos os ecossistemas.
Cada um desses animais, assim como cada um dos quase sete bilhões de animais humanos, demanda sua porção de terra, água, comida e energia, principalmente fóssil, despeja seus dejetos sobre a terra e gera, direta e indiretamente, emissão de poluentes no solo, no ar e na água.
B) Essa atividade é resultado da repetição, ao longo de décadas, de hábitos de consumo coletivos e individuais predatórios, porém privilegiados pela lógica de mercado e por uma cultura de consumismo.
C) O principal debate esta nó consumo de proteínas. As proteínas contém todos os nove aminoácidos essenciais que nosso corpo necessita para funcionar: triptofano, treonina, isoleucina, leucina, lisina, metionina+cistina, fenilalanina+tirosina, valina e histidina. Esses aminoácidos são "essenciais", mas nosso organismo não os produz, logo, precisamos obtê-los dos alimentos que consumimos.
Por exemplo, as vacas, recebem seus nutrientes do sol e de alimentos vegetais como capim e feno. Então, se as vacas comem plantas e as plantas fornecem às vacas todos os nutrientes que elas necessitam, não devemos supor que a carne bovina seja uma proteína mais completa que o alimento que fornece os nutrientes a ela.
Uma dieta vegetariana baseada, por exemplo, arroz, milho, batatas, feijões, ou uma combinação deles, acrescida de verduras e frutas, fornece toda a proteína, os aminoácidos, gorduras essenciais, minerais e vitaminas (com a exceção da vitamina B 12), necessários para uma saúde excelente.
D) A dieta carnívora é comprovadamente insustentável. Ao eliminar o consumo de carne você diminui, ao mesmo tempo, o desperdício de água, de proteínas vegetais, o desmatamento, a desertificação, a extinção de espécies, a destruição de habitats e até de biomas inteiros, ainda ajuda a diminuir o rebanho bovino e sua emissão de metano, poderoso agente do efeito estufa.
Bons estudos!