A atuação ética profissional do pedagogo constitui um campo teórico e prático, com histórico de êxitos e de insucessos, de progressos e atrasos, com pouca ou razoável influência na sua prática. Em meio a outros campos científicos, a ética profissional atribui considerável palco para reflexões e discussões na atuação do pedagogo. Você, enquanto pedagogo em formação, possui em sua prática uma multiplicidade de possibilidades de atuação em diversos ambientes de trabalho, preferencialmente buscando escapar de aspectos demasiadamente genéricos, especulativos, idealistas ou prescritivos em sua atuação. Considerando esses aspectos, como você atuaria para alinhar a teoria com a prática no seu campo de atuação enquanto pedagogo, diante da seguinte situação: seu salário está atrasado e a gestão já informou que as remunerações passarão a ser parceladas. O seu trabalho necessita de sua total atenção e dedicação, mas as questões organizacionais atravessam frequentemente seus pensamentos. Como você mediaria as demandas práticas que se mantêm em contínuo crescimento e necessitando de urgência da sua atuação enquanto as questões organizacionais atravessam o sentido e o propósito de seu trabalho?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Padrão de resposta esperado
A atuação do pedagogo promove constantemente um diálogo da teoria com a prática educativa, em que um conjunto de conhecimentos se dispõe em constante articulação. Tal pressuposto está presente no processo de formação profissional do pedagogo, compreendendo a centralidade da teoria e da prática também como fundamentação na formação de sua ética profissional.
Assim sendo, o exercício profissional do pedagogo busca sua significativa ampliação por meio da exposição de sua ética profissional. Para tanto, visa construir uma sólida fundamentação teórica, com precisas concepções conceituais, considerando os vários âmbitos que compõem a atuação científica e profissional desse campo educacional. A ética profissional convoca o pedagogo ao exercício do aliamento entre as necessidades pessoais, individuais e coletivas. O pedagogo, munido de ética, deve buscar a garantia de seus direitos sem permitir que descontentamentos e questões organizacionais influenciem sua atuação. Dessa maneira, o pedagogo preferencialmente deve estar atento se as questões organizacionais ou pessoais podem influenciar sua atuação e buscar afastar-se se essas influências não representarem resultados positivos.
A ética profissional propõe ao campo de atuação dos pedagogos uma incessante preocupação com o avanço do processo de formação desses profissionais, bem como a garantia de qualidade dessa formação, possibilitando que as práticas educativas realizadas por pedagogos correspondam aos anseios e às expectativas da sociedade.
Explicação: