A atuação do Psicólogo na Assistência Social se caracteriza na defesa dos direitos sociais assegurados à população e no fomento de suas potencialidades, problematizando e instrumentalizando as pessoas para que assumam o protagonismo em suas vidas, realizando suas escolhas com a máxima liberdade possível. Quanto a esse aspecto considerado na perspectiva de atuação do Psicólogo, analise as assertivas abaixo e a relação existente entre elas: I. O Psicólogo deve considerar a pobreza em uma perspectiva ampla e crítica segundo a lógica do capital e do consumo. PORQUE II. Caracterizar a pobreza apenas como ausência de recursos financeiros e materiais mascara o fato de que a segregação se dá principalmente no cerceamento da possibilidade da vivência plena da cidadania. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. Escolha uma:
Soluções para a tarefa
Na questão vemos o desenvolvimento do trabalho do psicólogo junto da assistência social, trazendo um olhar ampliado para a mediação, lado a lado da questão da defesa dos direitos humanos, andando lado a lado com a cidadania, visando superar a vulnerabilidade social. Ambas estão corretas e se justificam.
Como vemos o papel do psicólogo?
Ele deve atuar além da lógica do consumo, deve buscar entender a partir de problemáticas estruturais como a assistência social pode se conectar com a busca pelo controle desses problemas, auxiliando o indivíduo, o entendendo como parte do coletivo.
Por fim, a psicologia é um campo científico que pode auxiliar a assistência social na tomada de decisões.
Mais sobre a assistência social:
https://brainly.com.br/tarefa/23814735
#SPJ4
Resposta:
I. O Psicólogo deve considerar a pobreza em uma perspectiva ampla e crítica segundo a lógica do capital e do consumo.
PORQUE
II. Caracterizar a pobreza apenas como ausência de recursos financeiros e materiais mascara o fato de que a segregação se dá principalmente no cerceamento da possibilidade da vivência plena da cidadania.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Explicação:
AVA