História, perguntado por lucaslucas453, 11 meses atrás

A atuação da imprensa na articulação do golpe civil-militar que resultou na deposição de João Goulart e no início da Ditadura Militar com a implantação do AI-1 e da eleição indireta de Humberto Castello Branco, deu-se por meio da:
a) Frente Ampla
b) Ibad
c) Ipes
d) Rede da Democracia
e) Marcha da Família

Soluções para a tarefa

Respondido por diogobrancao
94

Resposta:

d) Rede da Democracia

Explicação:

A Rede da Democracia contou com a adesão de uma série de emissoras de rádio e também com jornais impressos, destaque para os expressivos jornais da Globo e o Jornal do Brasil. Esse grupo atuou de outubro de 1963 a abril de 1964 e tinha como objetivo promover a doutrinação ideológica para realizar a destituição de João Goulart da presidência do Brasil. Tratou-se, então, de uma conspiração para desestabilizar o governo.

Respondido por martinkoliveira
20

A alternativa correta sobre a forma pela qual se deu o contexto apresentado é a letra D) Rede da Democracia.

No contexto da deposição de João Goulart e no início da Ditadura Militar, entre o fim de 1963 e início de 1964, os principais jornais do país tiveram forte participação nesse processo.

Os três maiores jornais do Brasil na época, "O Jornal", "Jornal do Brasil" e "O Globo", estabeleceram uma união com o objetivo de defender o mesmo valor, que era, principalmente, exaltar o nacionalismo em detrimento do comunismo.

Além disso, outras pautas importantes eram destacadas, como as críticas acerca da ineficiência do governo, da ilegitimidade de João Goulart, entre tantos outros.

Isso fez com que o governo de João Goulart se enfraquecesse, levando ao fim do mesmo e à tomada do poder pelos militares.

Veja mais sobre assunto relacionado em:

https://brainly.com.br/tarefa/9683942

Anexos:
Perguntas interessantes