A atmosfera da Terra primitiva sofria com a ação de descargas elétricas e radiação ultravioleta do Sol. Esses dois agentes foram essenciais para que os elementos da atmosfera reagissem e formassem moléculas orgânicas, como os aminoácidos.
Esses compostos chegaram à superfície da Terra por meio da água das chuvas. Os aminoácidos, em condições adequadas, deram origem a estruturas semelhantes a proteínas. Essas proteínas foram acumulando-se nos oceanos em formação e deram origem aos chamados coacervados [...]. Com o tempo, esses agregados tornaram-se cada vez mais estáveis e complexos e passaram a se duplicar, resultando nos primeiros seres vivos
A teoria para o surgimento da vida na Terra abordada nesse texto é denominada
A)biogênese.
B)criacionismo.
C)evolução química.
D)geração espontânea.
E)panspermia.
Soluções para a tarefa
Resposta: Alternativa c) Evolução química
Explicação:
A hipótese mais aceita atualmente para explicar a origem da vida no planeta é a Teoria da evolução química ou Teoria da evolução molecular, proposta inicialmente pelo biólogo inglês Thomas Huxley e aprofundada anos depois pelo também biólogo inglês John Burdon S. Haldane e pelo bioquímico russo Aleksandr I. Oparin.
Segundo essa teoria, a vida teria surgido a partir de um processo de evolução química, onde compostos inorgânicos combinaram-se originando moléculas orgânicas simples (açúcares, aminoácidos, bases nitrogenadas, ácidos graxos etc.), que se combinaram produzindo moléculas mais complexas como proteínas, lipídeos, ácidos nucleicos etc., que deram origem a estruturas com capacidade de autoduplicação e metabolismo, dando origem aos primeiros seres vivos.
A teoria para o surgimento da vida na Terra abordada nesse texto é denominada evolução química. Alternativa C.
Atualmente essa é a hipótese científica mais aceita como verdade a respeito do surgimento da vida. Também recebe nome de hipótese heterotrófica.
A composição química da atmosfera primitiva foi fundamental para o surgimento da vida. Experimentos realizados por Miller e Urey indicam que a atmosfera primitiva era composta por metano (CH4), amônia (NH3), hidrogênio (H2) e vapor d’água (H2O). Essas substâncias, junto de modificações pelas quais a Terra passava, como as descargas elétricas e excesso de radiação devido à ausência de uma camada de ozônio, fizeram com que moléculas simples reagissem e se unissem em moléculas mais complexas, formando os aminoácidos.
A união desses aminoácidos originou os coacervados, substâncias orgânicas isoladas do meio. É importante reforçar que os coacervados não eram e nem se tornaram seres vivos, mas sua formação pode explicar como ocorreu a formação da primeira célula viva.
A hipótese heterotrófica afirma que os primeiros seres vivos se alimentavam de substâncias orgânicas como os coacervados, pois eles não tinham condições de produzir o próprio alimento (eram heterótrofos). Como esse ambiente era pobre em oxigênio, os primeiros seres não tinham como fazer respiração celular, portanto produziam energia a partir do processo de fermentação.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/4268445