Biologia, perguntado por camilavr343, 9 meses atrás

A atividade proposta será desenvolver um quadro-resumo sobre as principais características do filo dos artrópodes. Abordem as cinco classe (insetos, aracnídeos, crustáceos,...).

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrieliwickert67
1

Resposta:

1- Os insetos, que pertencem ao filo dos artrópodes, são o maior grupo de animais existente, com mais de 900.000 espécies distintas. Os insetos apresentam características específicas, a saber:

> Corpo dividido em cabeça, tórax e abdome;

> Três pares de pernas no tórax;

> Um par de antenas;

> Asas, que podem ou não estar presentes (isso varia de acordo com a espécie estudada);

> Diferentes aparelhos bucais adaptados à sua forma de alimentação.

2. Os aracnídeos apresentam corpo dividido em cefalotórax e abdome, além de não possuírem antenas. Detêm quatro pares de patas, sendo que todos estão localizados na região do cefalotórax. Nesses animais é possível encontrar também os pedipalpos, que estão relacionados com a função sensorial e reprodutiva.

3. Os artrópodes constituem um grupo de animais que apresenta corpo segmentado, apêndices articulados, celoma, simetria bilateral e sistema digestório completo. Dentre as principais características, podemos citar a presença de dois pares de antenas, um par de mandíbulas e duas maxilas. Além disso, grande parte desses animais apresenta corpo dividido em cefalotórax e abdome.

4. Os quilópodes possuem corpo alongado, achatado e dividido em cabeça e tronco. Possuem um par de antenas e um grande número de patas, que estão dispostas aos pares por segmento (1 par de pernas por segmento). Os quilópodes possuem, logo atrás da cabeça, ferrões que servem para injetar veneno. Esse veneno é mortal para pequenos animais, mas para o homem é apenas doloroso.

5. O corpo dos diplópodes possui uma cabeça com uma par de antenas curtas e tem também vários segmentos. Em cada segmento do seu corpo, há dois pares de pernas, daí o nome diplópodes - que vem do grego e significa "patas duplas" (di significa "duplo", e podos, "patas"). Eles se locomovem de forma lenta, em ziguezague, e preferem viver em locais escuros e úmidos, facilitando não apenas a sua proteção, mas também a alimentação consistente em plantas mortas que estão caídas no solo, além de pequenos invertebrados.

Anexos:
Perguntas interessantes