A atividade industrial está desigualmente distribuída pelas regiões do país. Construídas predominantemente no século XX, as indústrias são componentes da modernização urbana, que reinventa nossa sociedade e dinâmica espacial.
Sobre a industrialização brasileira, é CORRETO afirmar:
a)A concentração industrial cada vez mais alta no Sul e no Sudeste reduz os níveis de integração econômica do território brasileiro, que vai se tornando, paulatinamente, mais desigual, com uma nítida desvalorização dos produtos advindos do Norte e Nordeste.
b)O processo de industrialização teve início, no Brasil, a partir de 1930, ocasionando grandes transformações na organização do território nacional, uma vez que constituiu uma economia cujo crescimento depende, principalmente, do dinamismo do mercado interno.
c) A industrialização tem suas raízes fincadas na economia da cana-de-açúcar, do ouro e do café, atividades produtivas que possibilitaram a acumulação do capital necessário para a diversificação em investimentos no setor industrial.
d)No período inicial do desenvolvimento da industrialização no Brasil, a produção industrial concentrou-se na cidade do Rio de Janeiro, que era Distrito Federal do Brasil, posteriormente se espalhando pela região de São Paulo, em direção a Campinas, Sorocaba e São José dos Campos.
.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A alternativa C) é a correta.
Em relação a indústria e industrialização brasileira, temos a ação do Estado como um desencadeador do processo de industrialização brasileira, criando empresas estatais, e também monopólios, que não tinha motivo algum para se tornar melhores.
O Estado de fato foi importante para a implantação da industria no Brasil, porém, a realidade é que o mercado privado foi quem de fato implementou e aumentou a industria brasileira.
Todos os métodos de comunicação, meios de transporte e de geração de energia partiram da iniciativa privada, que até os dias de hoje sofre com o Estado.
Porém, as dificuldades faladas são as dificuldades para que outras pessoas possam explorar o mercado, pois existem muitos bloqueios que impedem que surjam concorrências nesses meios, um bom exemplo é o fato de que só existem 4 operadoras de telefone no Brasil, e apenas empresas que ganham os contratos conseguem trabalhar com o transporte publico.
Toda essa problemática passou a se desenvolver no Brasil com a eleição de governos voltadas para o neoliberalismo, e por vezes, que se maquiavam como de esquerda, mas agiam como neoliberais.