Administração, perguntado por juliana19831, 1 ano atrás

A atividade de apoio logístico tem se mostrado cada dia mais importante e responsável por parte significativa da competitividade das organizações, em especial podemos citar a empresa Amazon, que no decorrer de sua história enfrentou e enfrenta grandes desafios em sua logística de transporte, por exemplo. Confira o case a seguir:

A Amazon está cada vez mais presente no comércio eletrônico e sua inovação logística vem transformando a forma de fazer entregas. Mas nem sempre foi assim, no começo a empresa enfrentou dificuldades com o setor logístico. A Amazon foi uma das primeiras grandes empresas a vender produtos pela Internet. Fundada por Jeff Bezos, em 1994, teve sua inauguração em 1995. Sua história é uma das mais icônicas no meio comercial. A empresa começou de forma modesta como uma livraria virtual e em 1990 foi ampliando seu negócio para vendas de filmes, eletrônicos, jogos e brinquedos. À medida que a empresa ia crescendo, também aumentavam os problemas, principalmente com as operações logísticas devido às demandas e à falta de estrutura que conseguisse acompanhar o ritmo das vendas. Nos centros de distribuição, o caos se originava pelas frequentes quedas do sistema que podiam fazer parar o funcionamento das operações por horas, resultando em pilhas de produtos espalhados pelo chão e ignorados pelos funcionários. Foi quando seu fundador, Jeff Bezos, começou a pensar em investimento para o setor logístico e logo percebeu que a empresa dependia de um sistema caro, pouco confiável e que exigia um fluxo de funcionários todo final de ano para conseguir dar conta de tudo, sem falhas. Era uma verdadeira bagunça, longe de ser uma inovação logística.

“Era muito parecido com o que o Walmart fazia com todos seus centros de distribuição, o que funcionava muito bem se você quisesse despachar cinco mil rolos de papel higiênico. Mas era inadequado para pedidos pequenos”, diz Jeff Wilke, CEO da Worldwide Consumer.

Nos primeiros dois anos, Wilke e sua equipe definiram dezenas de indicadores logísticos e ele ordenou que seus gerentes gerais os identificassem com cuidado, inclusive quantos pedidos eram despachados, o custo por unidade de embalagem e o envio de cada centro de distribuição. Em meados de 2000 os sistemas software dos centros de distribuição da Amazon ainda eram ineficazes, não rastreavam com exatidão o processo de todas as encomendas, por isso Wilke passou a fazer uma sequência de teleconferências com todos os postos para saber como iam os processos. Isso é só um pouco do ponto de partida da Amazon. Depois de muita improvisação, foram implementadas várias estratégias para organizar aquilo que antes era uma confusão e se tornar referência no comércio eletrônico.

FONTE: livro A loja de tudo: Jeff Bezos e a Era da Amazon, de Brad Stone.

Observa-se que em meio aos desafios enfrentados pela Amazon, a logística de transporte se mostrou impreterivelmente uma das mais impactantes em sua competitividade de mercado. Assim como relatado no case, Jeff Wilke estabelece alguns princípios para nortear os transportes através de indicadores logísticos. Neste sentido, discorra com suas palavras quais foram os princípios elementares, estratégias e ferramentas utilizadas por Jeff, no investimento direcionado para o melhoramento de sua performance logística? Justifique sua resposta e o relacione com o conteúdo estudado na disciplina.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
32

A estratégia de Jeff foi muito interessante porém é importante que algumas melhorias sejam implementadas na medida que a nova organização começar a gerar resultados.

Partindo deste ponto, notamos que os centros de distribuição são fundamentais no sistema de logística de uma empresa, situados geralmente em rodovias ou próxima a elas.

Além disso, eles se mantém em locais de fácil acesso a grandes caminhões e carros que entregam, funcionando como peças estratégicas para o abastecimento de lojas ou entregas de produtos.

Perguntas interessantes