A atividade consiste em realizar um estudo sobre a democracia na Grécia , com destaque para a importância do conhecimento, do domínio da palavra, da argumentação, analisando a questão no contexto da polis grega, e, a seguir, refletir sobre a democracia no contexto atual.
a. Leia o texto abaixo:
Foi por volta de 1200 e 800 a.C. que a sociedade grega entrou em crise e desmoronou diante de seus invasores. Essa sociedade arcaica era do tipo feudal governada por um rei (com dimensão religiosa),formada por guerreiros (aristocracia) e camponeses que pagavam tributos aos nobres, como a maioria das sociedades fechadas da época. Tal sociedade desaparece por volta do século XII a. C. diante do assalto de povos guerreiros, e os gregos foram confrontados, pela primeira vez na história da humanidade até então, “com um tipo de funcionamento social que não repousava mais sobre a realeza, a religião e a tradição. Assim, eles deviam instalar novos mecanismos de poder” (GAUTHIER; TARDIF, 2010, p.38).
E é entre os séculos VII e IV a. C. que temos então o primeiro modelo de democracia, na qual os homens decidiam seu destino por meio da “livre discussão”. O poder se torna um exercício de negociações abertas e a palavra, discussão e diálogo representam seus instrumentos na ágora (praça pública). Lembrando que tal democracia era reservada para a elite considerada cidadãos, cerca de um quinto da população em Atenas, por exemplo, pois, cerca de metade da população era de escravos (os gregos consideravam os outros povos inferiores e estes os substituíam no trabalho), outra parte era de estrangeiros, e subtrai-se do restante também as mulheres e crianças. Ou seja, somente gregos, filhos de gregos, homens e proprietários de terras (que em sua maioria não trabalhavam e desprezavam o trabalho) eram considerados cidadãos livres.[...]Assim, a valorização do pensamento racional, da palavra e do ser humano é que fundamenta as numerosas descobertas e transformações da sociedade antiga grega.(unimesvirtual.aula 09.A educação nas sociedades antigas: Grécia).
O Brasil e a questão democrática.
[...] Nas sociedades modernas, entretanto, os ideais de palavra e ação (atributos necessários para atuação no espaço público) foram subvertidos pela imposição das vontades daqueles que possuem mais poder na sociedade, seja esse poder econômico, político ou social. As diferentes dimensões da desigualdade social, por sua vez, expõem grupos populacionais a diferentes oportunidades sociais e, consequentemente, maiores e menores oportunidades de inserção política. A desagregação do ideal de espaço público (ou a impossibilidade de todos os grupos sociais de ocupá-lo) implica no que Arendt chama de social, uma esfera comum, mas não política, em que não há público e as regras do mundo privado são aquelas que dão a forma às relações sociais. A violência é grande característica do mundo privado, como vimos, por estar associada a uma forte desigualdade entre seus membros. Nesse plano do social, a violência, a imposição, é largamente utilizada como uma forma de relacionar-se. Assim, as relações sociais são mediadas pelo paradigma da violência, da coerção.
b. Atividade: Você deve elaborar um texto de aproximadamente 20 linhas apresentando o poder da palavra, da argumentação, na polis grega e a relação com a experiência da democracia vivenciada em Atenas/século V a. C.) , e, na sequência, abordar o papel da democracia no Brasil atual.
c. Como realizar a atividade?
No primeiro parágrafo contextualize a civilização clássica.
No segundo parágrafo observe as questões norteadoras :como ficou conhecido o modelo/ideal da educação, o que incluía qual(is) classes(s) tinha(m) acesso à tal tipo de formação. Por que o texto afirma que a palavra, a argumentação, assumiu grande poder na polis?
No terceiro parágrafo apresente a questão democrática na sociedade brasileira atual, apresentando pontos de convergências e divergências com a democracia na antiguidade clássica.
d.Critérios de Avaliação:
Capacidade de observar no texto os aspectos indicados, de pesquisar sobre eles e de relacionar com o que foi proposto.
Elaboração de texto que contemple o solicitado na atividade enfocando corretamente o que foi indicado, mobilizando o que pesquisou e estabelecendo relações com o que foi proposto.
Organizar o texto de forma clara e concisa, sem ocorrência de plágio.
Adequação da linguagem ao meio acadêmico observando a correção gramatical e clareza do texto.
Soluções para a tarefa
Respondido por
15
A civilização clássica teve sua origem no período da Idade Média, em que seu principal aspecto compreende a existência das civilizações romana e grega. É de fundamental importância destacar a criação de diversos conceitos políticos que possuímos atualmente.
Um dos conceitos que podemos citar é a questão da pólis grega, que era uma cidade estado independente que apresentava um governo e um regimento específico. Além de apresentar também uma economia independente.
Bons estudos!
Perguntas interessantes