A atitude filosófica inicia-se indagando "O que é?", "Como é?", "Por que é?", "Para que é?", dirigindo-se ao mundo que nos rodeia e aos seres humanos que nele vivem e com ele se relacionam. Estas são perguntas sobre:
a) O conhecer, o falar, o pensar e o agir, próprios dos seres humanos.
b) A essência, a significação, a origem e a finalidade de todas as coisas.
c) A capacidade, a finalidade, o conceito e a origem do mundo.
d) Os motivos, as razões, as causas e os interesses para pensarmos.
e) O conteúdo, o sentido, a intenção e a finalidade do que pensamos.
qual a resposta?
Soluções para a tarefa
Aristóteles cunha as quatro causas principais como ponto de partida para uma investigação científica, a saber: causa eficiente, final, formal e material (E).
A causa eficiente diz respeito à pessoa ou ao ser que gerou e criou tal objeto. Por isso, faz-se tal pergunta: "quem gerou? ". Assim, em uma escultura, a causa eficiente deste objeto é o escultor.
A causa final refere-se à razão pela qual tal objeto foi gerado e criado, isto é, qual o motivo principal para ele existir. Se pergunta é: "por que foi gerado?".
A causa formal, por sua vez, investiga o que compõe o objeto e diz respeito à essência do objeto. É uma causa metafísica e busca os princípios que regem a coisa. Pergunta-se, portanto, "o que ele é?".
Já a causa material refere-se à matéria, aos elementos que compõem o objeto na sua materialidade. Assim, uma estátua é formada por mármore, gesso, pedra. Estes são seus elementos físicos. Logo, indaga-se do que o objeto é feito.
Link: brainly.com.br/tarefa/42462092