A atitude de Lutero teve muitas repercussões, assinale a alternativa que registra o pensamento dele sobre como deveria ser a relação entre o cristão e Deus. Escolha uma: a. O reformador acreditava que era necessário retornar às verdades primeiras dos textos sagrados, sem mediação entre a palavra de Deus e os crentes, cada cristão deveria interpretar por si mesmo a Bíblía e, para isso, seria necessário traduzí-la para o alemão e, acima de tudo alfabetizar a população. b. Segundo o reformador, os textos sagrados e a leitura da Bíblia eram inacessíveis aos cristãos da época, portanto eles deveriam ouvir os pregadores e seguir as orientações deles; considerando que a educação era privilégio das elites. c. Ele defendia que deveriam existir mediadores que esclarecessem os cristãos sobre a que a Bíblia ensinava, uma vez que nem todos sabiam ler, isso era uma condição aceitável naquela época. d. Lutero defendia que os líderes reformistas deveriam ler e explicar o conteúdo da Bíblia, uma vez que os camponeses eram analfabetos e não havia como alterar essa situação no século XVI, essa visão direcionou a atuação dos movimentos reformistas.
Soluções para a tarefa
a. O reformador acreditava que era necessário retornar às verdades primeiras dos textos sagrados, sem mediação entre a palavra de Deus e os crentes, cada cristão deveria interpretar por si mesmo a Bíblía e, para isso, seria necessário traduzí-la para o alemão e, acima de tudo alfabetizar a população.
Correto. Para Lutero todos os cristãos deveriam ter acesso à Bíblia em sua linguagem para que pudessem interpretar e presenciar as escrituras das maneiras que pudessem, de modo a promover o sacerdócio universal dos crentes.
b. Segundo o reformador, os textos sagrados e a leitura da Bíblia eram inacessíveis aos cristãos da época, portanto eles deveriam ouvir os pregadores e seguir as orientações deles; considerando que a educação era privilégio das elites.
Falso. Para Lutero os textos tinham de se tornar acessíveis à toda a população.
c. Ele defendia que deveriam existir mediadores que esclarecessem os cristãos sobre a que a Bíblia ensinava, uma vez que nem todos sabiam ler, isso era uma condição aceitável naquela época.
Falso. Lutero propagava a ideia de que a educação deveria ser generalizada, de modo a que todos pudessem ser alfabetizados e capacitados à interpretar as escrituras.
d. Lutero defendia que os líderes reformistas deveriam ler e explicar o conteúdo da Bíblia, uma vez que os camponeses eram analfabetos e não havia como alterar essa situação no século XVI, essa visão direcionou a atuação dos movimentos reformistas.
Falso, mais uma vez. Como já exposto, Lutero era um defensor da alfabetização da população, para que todos pudessem ter acesso às escrituras.