A atenção primária à saúde (APS) tem um papel essencial no enfrentamento da Covid-19, tanto agora, no momento da pandemia, como na continuidade da vigilância frente a outras ondas da doença e ao longo do tempo. Os modos de operação da APS devem ser adaptados a cada contexto e de maneira que não haja conflitos entre as ações. Isso vai requerer, por um lado, mudanças organizacionais em função de cada realidade local e, por outro, mobilização de recursos públicos, como dinheiro, pessoal e material. Demandará, também, recursos comunitários, via parceria com instituições atuantes no território e com a comunidade onde se instalam as equipes e unidades de saúde, assegurando o desenvolvimento das ações, potencializando habilidades e estimulando a solidariedade. Para que esse enfrentamento a pandemia seja efetivo, é necessário garantir algumas ações.
GIOVANELLA, L. et al. A contribuição da Atenção Primária à Saúde na rede SUS de enfrentamento à COVID-19. Rev. Saúde Debate, Rio de Janeiro, v. 45, n. 130, p. 748-762, jul./set. 2021.
Analise as assertivas abaixo considerando as ações necessárias para a o estabelecimento da Atenção Primária à Saúde:
I. Ativar os atributos comunitários das equipes multiprofissionais da Estratégia de Saúde da Família e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família.
II. Associar-se às iniciativas solidárias das organizações comunitárias e articular-se intersetorialmente para apoiar sua população em suas diversas vulnerabilidades.
III. Garantir a continuidade das ações de promoção, prevenção e cuidado, criando novos processos de trabalho na vigilância em saúde, no apoio social e sanitário aos grupos vulneráveis, na continuidade da atenção rotineira para quem dela precisa.
IV. Centralizar o cuidado na atenção terciária à saúde, visto que se tratando de uma doença grave, o tratamento é mais importante que a prevenção.
V. Dada a capacidade exponencial de difusão da infecção, a identificação precoce e o isolamento dos casos pelos serviços de APS tornam-se fundamentais para reduzir a transmissibilidade.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
Somente em I, II, III e V
Alternativa 2:
Somente em I, III, IV e V
Alternativa 3:
Somente em I e V
Alternativa 4:
Somente em II, III e IV
Alternativa 5:
Somente em II, III e V
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Resposta:
alternativa 2 , pois é muito fácil ver que essa 3
é
a alternativa
vivimacedo49:
não intendi?
Respondido por
0
Lesões que demandam a atenção terciária também demandam ações de atenção primária e secundária, uma atenção em saúde não implica em exclusão das demais. Danos graves à sociedade exigem ações de equipes multidisciplinares e maior proximidade com as pessoas (alternativa 1).
Doenças de fácil transmissão e saúde pública
As doenças de fácil transmissão atingem principalmente as pessoas mais pobres, então programas com nessas populações como a NASF ajudam a diminuir problemas com a transmissibilidade e sintomas.
Venha estudar mais sobre saúde coletiva
https://brainly.com.br/tarefa/4720791
Anexos:
Perguntas interessantes