A Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação / ANFOPE defende uma política de formação docente que contemple seguintes aspectos:
Soluções para a tarefa
Resposta:
A formação inicial de profissionais do magistério para a educação básica. Atendendo a meta 15 do Plano Nacional de Educação suas estratégias e a necessidade de articulação entre a formação inicial de professores e as demandas da educação básica.
Explicação:
A Política Nacional de Formação de Professores, tem por objetivo o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, visando uma melhor preparação do aluno em formação docente e ampliando seus saberes profissionais ainda em seu contexto de iniciação profissional.
Resposta:
criando debates dobre as temáticas de ensino.
Explicação:
As elaborações dos encontros do Comitê em Comissão Nacional de Reformulação dos Cursos de Formação de Educadores produziram rupturas com um modelo tecnicista da formação e da prática do pedagogo. Em 1990, o CONARCFE transformou-se na Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) devido ao caráter formal e permanente de suas atividades.