Ed. Técnica, perguntado por wyvis, 1 ano atrás

A Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) é definida como um serviço de educação não formal, de caráter continuado, que promove processos rurais de gestão, organização, produção, beneficiamento, agroindustrialização e comercialização de produtos e serviços agropecuários e não agropecuários, inclusive das atividades agroflorestais, agroextrativistas, florestais, pesqueiras, artesanais, sociais e ambientais, para o desenvolvimento rural sustentável.
Disponível em: . Acesso em: 16 jan. 2019.

Embora esta definição seja recente, as atividades de ATER no Brasil foram iniciadas de modo difuso ao longo do século XIX e XX, mas sofreram grande influência durante a Revolução Verde. Sobre este assunto, analise as afirmações:

I. Até meados da década de 1950, pode-se dizer que as atividades de ATER possuíam um caráter tímido e a execução deste serviço era realizada por entes privados, sem nenhuma inserção do estado em termos de recursos, políticas ou articulações.
II. A maior influência da Revolução Verde para a ATER foi a estatização de todo o sistema existente no Brasil e a criação do Sistema Brasileiro de Assistência Técnica e Extensão Rural - SIBRATER, já na década de 1970.
III. O modelo de ATER desenvolvido foi o descentralizado, levando-se em conta que o Governo Federal financiava o SIBRATER e os estados, participantes deste sistema, executavam as ações de ATER junto ao seu público atendido. Vale dizer que o atendimento da ATER era totalmente pautado em um modelo problematizador e construtivista do conhecimento, de modo que todos os agricultores tiveram oportunidade de aprender e assimilar as novas tecnologias que se estendiam ao campo.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
II, apenas.

Alternativa 3:
III, apenas.

Alternativa 4:
I e II, apenas.

Alternativa 5:
II e III, apenas.

Soluções para a tarefa

Respondido por vanessafonntoura
5

É correto o que se afirma em Alternativa 3:  III, apenas.

A assistência técnica e a extensão rural (ATER) são serviços fundamentais no processo de desenvolvimento rural e da atividade agropecuária, pois é um instrumento de  comunicação de conhecimento de novas tecnologias, geradas pela pesquisa, e outros conhecimentos.

O início da implantação dos serviços de ATER no Brasil ocorreu  nas décadas de 1950 e 1960. E foi em  6 de novembro de 1974 que iniciou a estatização do  Sistema Brasileiro de Extensão Rural instituído pela EMBRATER.

Espero ter ajudado.

Respondido por novak
0

Alternativa 3:

III, apenas.

Perguntas interessantes