A ascensão dos Estados Unidos no cenário internacional *resumo 20 linhas*
Soluções para a tarefa
Resposta:
Este artigo mostra como os Estados Unidos desenvolvem sua centralidade internacional desde o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, até os dias atuais. Para o cumprimento desta proposta, uma pesquisa bibliográfica foi realizada, retomando obras importantes sobre este debate. A verificação da posição de destaque ocupada pelo país revelou que a hegemonia americana é garantida por instrumentos complexos e oscilantes.
Ninguém duvida que os Estados Unidos é a maior potência mundial na atualidade. Inclusive, esse cenário no qual o país é o líder na economia mundial não é de ontem, pois faz muitos anos que já é dessa maneira.
Mesmo esse cenário não ter mudado em anos, nem sempre os Estados Unidos foi uma superpotência. A história mostrou que o país soube se aproveitar de boas oportunidades para crescer e chegar no patamar de hoje.
Nos países latinos predominou a exploração, ou seja, as colônias serviam para serem exploradas e os colonizadores se preocupavam em encontrar matéria prima e metais preciosos. Nos Estados Unidos, apesar de ter havido exploração, principalmente no sul do país, o local servia mais como uma colônia de povoamento.
Desde muitos anos, cerca de 3 ou 4 séculos atrás, o país começou a se comportar de uma maneira que poderia colocá-lo entre países fortes. Basicamente, a história dos Estados Unidos é uma história de guerras, e foi isso que conseguiu posicionar o país no patamar que é encontrado nos dias atuais.
A ascensão dos Estados Unidos no cenário internacional começa a ocorrer após as grandes guerras mundiais na Europa onde anteriormente as grandes potências estavam situadas, a exemplo da Inglaterra, a pioneira das Revoluções Industriais, mas encontravam-se fragilizadas em decorrência dos combates.
Desse modo, os políticos americanos elaboram o Plano Marshall que oferecia apoio financeiro na figura de empréstimos facilitados para que as nações europeias se reerguessem.
Interessante pontuar que o dinheiro que os EUA dispunham, em alguma parte era oriundo da venda de armas para tais nações durante os conflitos.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/8599944
Bons estudos!