a) As regiões onde a urbanização ainda é incipiente se restringem
b) A economia subterrânea, nas favelas, movimenta grandes capitais sem a inter
A proliferação das favelas nos hemisférios Norte e Sul saiu do controle dos o
porque a explosão demográfica impede ações que sejam capazes de inibir a ocu
solo.
d) A formação de mutirões possibilitou aos favelados a urbanização de eso
comerciais e o comércio informal compartilham os lucros.
e) A informalidade do submundo econômico, nas favelas, é responsável pelo
violência e por demais mazelas das grandes cidades, ameaçando, assim, o dese
da PFA (População Economicamente Ativa
Soluções para a tarefa
Resposta:
Lembranças de Makoko, uma das mais famigeradas comunidades de posseiros em Lagos, na Nigéria — metrópole presa entre amodernidade e a miséria. Com centenas de modos de transferência assíncronos (ATM, nasigla em inglês), recordes de centros de internet e milhões de telefones celulares, essa cidade agitada e congestionada com 8 milhões a 17 milhões de habitantes (dependendo de onde se traça a linha de contorno ou de quem faz a contagem) está conectada à grade global. Centro internacional de negócios empresariais e capital comercial do país mais populoso da África, Lagos atrai perto de 600 mil novos visitantes todos os anos. Mas a maioria dos bairros, mesmo alguns dos melhores, não dispõe de água encanada, saneamento básico e eletricidade. Makoko — parte sobre terra firme, parte flutuando sobre lagoas — é uma das comunidades mais carentes da megalópole. Bairros como esse existem no mundo todo. [...] Quando os governos negam a essas comunidades o direito de existir, as pessoas demoram mais para melhorar suas casas. Quando as autoridades do Rio de Janeiro decretaram guerra às favelas nos anos 60, por exemplo, as pessoas temiam ser expulsas de suas casas, ou que estas fossem incendiadas e por isso não tinham pressa em melhorá-las. A maioria das favelas permaneceu primitiva — pouco diferentes das cabanas de barro e dos barracos de madeira de Mumbai e Nairóbi. Mas quando os políticos perceberam a reação e passaram a se comprometer com as comunidades, elas começaram a proliferar sem controle. (NEUWIRTH, 2013. p. 22-24-26).
Considerando-se as informações contidas no texto e os conhecimentos sobre a organização do espaço mundial, é correto afirmar:
a)
As regiões onde a urbanização ainda é incipiente se restringem ao Sudeste Asiático.
b)
A economia subterrânea, nas favelas, movimenta grandes capitais sem a interferência do Estado.
c)
A proliferação das favelas nos hemisférios Norte e Sul saiu do controle dos órgãos governamentais, porque a explosão demográfica impede ações que sejam capazes de inibir a ocupação desordenada do solo.
d)
A formação de mutirões possibilitou aos favelados a urbanização de espaços onde os centros comerciais e o comércio informal compartilham os lucros.
e)
A informalidade do submundo econômico, nas favelas, é responsável pelo tráfico de drogas, pela violência e por demais mazelas das grandes cidades, ameaçando, assim, o desenvolvimento global.
(4) (3)