Inglês, perguntado por vitoria6940, 11 meses atrás

a. As pessoas que acreditavam na geração espontânea não podiam ser
consideradas todas tolas e ignorantes. Muitas delas eram pessoas que se
destacavam socialmente e, também, pela cultura e saber, na época. Por que
você acha que levaram aproximadamente dois mil anos acreditando na geração
espontânea?​

Soluções para a tarefa

Respondido por nara03
10

Muitas pessoas acreditavam na teoria da geração espontânea (abiogênese) pois ela explicava ocorrências como o aparecimento de larvas na carne em decomposição.

A teoria da geração espontânea hoje é considerada uma teoria obsoleta, mas levou muitos anos e muitos experimentos para que fosse considerada como tal:

→No ano de 1668, Francesco Redi realizou um experimento para testar esta teoria. Ele colocou carne fresca em dois frascos diferentes, um aberto e o outro coberto com pano. Alguns dias depois, verificou que o frasco aberto continha larvas, mas o coberto não continha larvas, elas foram encontrados sobre a superfície do pano que cobria o frasco, demonstrando que as larvas vieram de ovos de mosca.

→John Needham refutou as descobertas de Redi, realizando um experimento no qual ele colocou um caldo de carne em uma garrafa, aqueceu para matar qualquer coisa que poderia haver dentro, e então fechou. Dias depois, ele percebeu a presença de vida no caldo e anunciou que a vida havia sido criada espontâneamente.

→ Lazzaro Spallanzani, analisou os dados de Needham e de Redi, e concluiu Needham não aqueceu a garrafa o suficiente para matar todos os micróbios. Para sua experiência, Spallanzani colocou caldo em dois frascos separados, ferveu o caldo em ambos, tampou um fransco e deixou o outro aberto. Alguns dias depois(porque toda experiência leva alguns dias ok?) o frasco aberto ficou repleto de seres vivos que ele pode observar com o microscópio recém-inventado. E o frasco fechado não continha nada além do caldo. O que deveria ser suficiente para comprovar a ineficácia de tal teoria, correto? no entanto, segundo os cientistas da época, Spallanzani privou o frasco fechado de ar, e acreditavam que o ar era indispensável para a geração espontânea.(Quanta teimosia! )

→ Então veio Louis Pasteur, que realizou um experimento mais complexo (não vou nem entrar em detalhes sobre este, pois é mais longo que os demais 乁( ⁰͡ Ĺ̯ ⁰͡ ) ㄏ) , conseguindo provar que microorganismos existem e se reproduzem, e então finalmente, a teoria da geração espontânea foi aceita como falsa/obsoleta.

ฅ^•ﻌ•^ฅฅ^•ﻌ•^ฅฅ^•ﻌ•^ฅฅ^•ﻌ•^ฅฅ^•ﻌ•^ฅ

E todos viveram felizes para sempre!

Ufa!

Anexos:
Perguntas interessantes