Artes, perguntado por paulin4kapa, 7 meses atrás

A arte também está presente na moda quando o estilista (profissional que cria roupas) desenha seus modelos e looks – que é o nome utilizado, no mundo da moda, para o conjunto completo de vestuário, com roupas, acessórios, calçados etc. Como são chamados os desenhos de moda? E qual a sua importância em nossa sociedade atualmente?

Soluções para a tarefa

Respondido por mariajosesantos1451
3

Resposta:

Moda, comportamento de uma dada época histórica. É um sinônimo de "costume". A palavra provém do termo latino modus,[1] através do francês mode. Em sentido estrito, porém, "moda" costuma se referir especificamente aos diversos estilos de vestuário que prevalecem numa dada sociedade numa dada época histórica.[2]

Modas de Paris em 1837

"Seguindo a moda" (1794), caricatura de James Gillray mostrando uma figura com o vestido curto então em voga, contrastando-a com uma imitadora, que não ficou tão bem.

Para criar estilo, os figurinistas utilizam-se de cinco elementos básicos: a cor, a silhueta, o caimento, a textura e a harmonia.

A moda é abordada como um fenômeno sociocultural que expressa os valores da sociedade - usos, hábitos e costumes - em um determinado momento. Já o estilismo e o design são elementos integrantes do conceito moda, cada qual com os seus papéis bem definidos.

A moda é um sistema que acompanha o vestuário e o tempo, que integra o simples uso das roupas no dia a dia a um contexto maior, político, social, sociológico. Pode-se ver a moda naquilo que se escolhe de manhã para vestir, no look de um punk, de um esqueitista e de um pop star, nas passarelas. A cada dia que passa, o mundo da moda vem se superando e surpreendendo as pessoas, com cores vivas, tendências novas, cortes inusitados e inovadores. A moda proporciona, aos que a seguem, uma inspiração sempre inovadora e ousada.

Moda nos anos 1980

Convém ressaltar que, deixando de lado a tendência etnocêntrica, a qual ainda hoje é preponderante, devemos ter clareza de que a moda, enquanto fenômeno, só se tornou "universal" em meados do século XIX, com o advento da crinolina. Até então, cada povo possuía sua própria maneira de se vestir e ornamentar, de maneira que conviviam diversas manifestações e estilos numa mesma época.

Mesmo hoje no tempo em que vivemos, na fase da globalização, não se pode esquecer que o mundo muçulmano se constitui num universo à parte, onde a burca e o chador ainda são amplamente utilizados, e que populações inteiras, como a maior parte da Índia e as comunidades indígenas, bosquímanas e aborígenes australianas, por exemplo, estão apartadas da dita moda mundial.

Perguntas interessantes