A arte produzida na Grécia Antiga, há mais de 2000 anos, procurava representar acontecimentos e situações da vida da população grega. Naquela época, os teatros eram tratados como algo que pertencia a todos, ou seja, qualquer pessoa podia assistir e apreciar os espetáculos que neles ocorriam. A imagem a seguir mostra um modelo de teatro grego, ao ar livre, construido por volta de 2300 anos atrás, na cidade de Taormina, na Sicilia, Itália. Nele, eram realizadas apresentações para um grande público. Nessa época não tinha grandes iluminações os teatros eram apresentados a luz do dia. Teatros e casas de espetáculo Os teatros seguem o formato das primeiras casas particulares para apresentações de espetáculos construídas por volta dos anos 1500, na Europa. Esses espaços eram destinados a apresentações particulares e fechadas de teatro e de música. A imagem apresentada a seguir mostra o teatro Amazonas, construido na cidade de Manaus e inaugurado no ano de 1896.
Soluções para a tarefa
Resposta: O teatro grego teve origem na Grécia Antiga, por volta do século V. a.C, onde havia o costume dos cultos e oferendas aos deuses gregos. Com função social e cívica, o teatro e suas representações estavam associadas às festividades religiosas, sobretudo, às celebrações que saudavam o deus Dionísio.
Com celebrações que duravam seis dias, nas festas dionisíacas havia procissões e ditirambos. Os ditirambos eram cantos líricos entoados com o auxílio de fantasias e máscaras. Pouco depois essas manifestações evoluíram para a forma de representação inteiramente cênica, dando origem ao teatro.
Fazia parte do teatro grego espetáculos de mímica, dança, música, e recitação de poesias. O teatro foi muito importante para a cultura grega. Especialmente cultivado em Atenas, essa arte se espalhou por toda a área de influência grega, desde a Ásia Menor até a Magna Grécia e o norte da África.
O teatro grego marcou a História Antiga, influenciando, inclusive, os povos romanos, que levaram essa arte para suas províncias, tornando-a uma referência para a cultura ocidental até hoje.
Explicação: