Artes, perguntado por daiiii71, 6 meses atrás

A arte Mesopotâmia retratava o que ?

Soluções para a tarefa

Respondido por gabimaffeislopes
1

Resposta:

A Arte Mesopotâmica iniciou-se no período histórico chamado de antiguidade e deixou um grande herança cultural para os dias atuais. Legados que vieram de uma população ocupante do Norte da África e Ásia, os mesopotâmicos.  Eles eram politeístas, acreditavam na existência de vários deuses distintos e as suas divindades tinham ligações com a natureza, como o Sol, a Lua, a chuva ou até mesmo ao vento.  Com uma crença elevada, a arte mesopotâmica possuía várias criações artísticas ligadas a religião, o que era muito comum entre os povos da antiguidade. Os artistas geralmente não assinavam as artes que produziam, eles deixavam anônimas, pois tinham o interesse em caracterizá-las como uma produção singular.  A arte mesopotâmica, de forma geral, tinha a intenção de fazer a decoração de templos e túmulos, e infelizmente elas não conseguiam sobreviver por longos períodos. Era bastante vulnerável à ação do tempo. Esse tipo de arte era representado por várias formas diferentes, dentre elas a pintura, a arquitetura, o artesanato e a literatura. Todas as expressões artísticas era desenvolvidas pela própria civilização, e assim ocorreu durante um período aproximado de quatro mil anos.  Os locais onde estão atualmente o Iraque e a Turquia, são os que antigamente eram ocupados pelos povos mesopotâmicos - as terras férteis do vale dos rios Tigre e Eufrates. Dentre esse povo, existem algumas populações diferentes, como os sumérios, assírios e os babilônicos.  Os mesopotâmicos possuem várias culturas, mas cada um com diferentes evoluções e características próprias.

Arte Mesopotâmica

A arte mesopotâmica possuía especialidades comuns quando se observa os altos poderes que comandavam essa sociedade. De um lado estavam presentes os deuses que tinham ligação com às forças da natureza, que eram contempladas com muito respeito pelos seres humanos.  Do outro, estavam os reis, que possuíam e ostentavam poder intermediário e a arte. Nesse sentido eram feitas para os templos e palácios.  Da arte mesopotâmica, o que era considerado como mais desenvolvido era a arquitetura, mas não tinha tanta notabilidade quanto a que era construída pelos egípcios. As obras de arte eram caracterizadas pela grande pompa e luxo que apresentavam. Além disso, as edificações elevadas eram apontadas como as mesmas que existiam nos céus.

Características

É difícil reunir as particularidades que são inerentes à arte mesopotâmica. Mas, em linhas gerais, as maiores peculiaridades que se encontram refletidas nessas manifestações artísticas são a história, a política, a religião, as forças da natureza e as várias realizações que ocorreram dos persas.  Com relação aos materiais utilizados, o mais característico nas fabricações das artes era a utilização de argila, adobe, terracota, cerâmica, cobre, basalto, estanho, alabastro, junco, marfim, pedras preciosas, além de ouro, prata e bronze.  Como já afirmado acima, a arquitetura mesopotâmica ocupava um lugar de respeito nesse período, e tinha uma forte particularidade: o seu desenvolvimento e o modo como foi criado.  Como haviam poucas pedras e as construções das paredes necessitavam que fossem grossas, eram utilizado tijolos para a conclusão da construção. Uma peculiaridade da arquitetura era o zigurate, uma torre que possuía vários andares, normalmente eram sete, e era também elevado ali uma capela, a qual era preparada para que se pudesse observar o céu.  Já a escultura e a pintura, tinham finalidades parecidas, ambas tinham que decorar os espaços arquitetônicos. Os escultores precisavam fazer a representação do corpo humano de forma tesa, que não demonstrasse nenhum tipo de expressão de movimentos.  Em relação aos artistas que trabalhavam com a pintura, tinham que usar cores claras, e os desenhos representavam batalhas, caçadas, dentre outros. Uma marca também inerente à arte mesopotâmica é a presença de touros alados com cabeça humana. Um exemplo desse tipo de obra são as esfinges localizadas no Egito Antigo.  A arquitetura que é de cunho funerário possuía um desenvolvimento pequeno, os túmulos tinham suas construções feitas por câmaras subterrâneas com abóbadas e com a utilização de tijolos.

Perguntas interessantes