Artes, perguntado por parolinieduardo29, 6 meses atrás

a arte faz parte da escolha de um patrimônio histórico? justifique sua respota.

Soluções para a tarefa

Respondido por annesantosp182519
1

Explicação:

Um estudo sobre a preservação do Patrimônio Histórico e da Memória ressaltando a importância da preservação da memória e identidade histórica da Cidade de São Paulo. A partir dessas reflexões, o objetivo é identificar os impactos causados nas Edificações da Rua Barão de Itapetininga através das adaptações sofridas.

ÍNDICE

1. RESUMO

2. INTRODUÇÃO

3. A IMPORTÂNCIA DA MEMÓRIA COLETIVA

3.1 A formação de conceitos sobre Patrimônio Histórico e Individual

3.1.1 Patrimônio Histórico no Brasil

3.1.2 A Cidade de São Paulo: Da reestruturação à metrópole

4. A RUA BARÃO DE ITAPETININGA

5. CONCLUSÃO

6. REFERÊNCIAS

6.1 Sites consultados:

6.2 Fontes:

7. ANEXO A - IMAGENS RUA BARÃO DE ITAPETININGA

7.1 Imagem I

7.2 Imagem V

7.3 Imagem II

1. RESUMO

É sabido que o Patrimônio Histórico faz parte da identidade de uma sociedade, quanto suas características, costumes, seu comportamento, além de ser um registro fundamental para seus sucessores. Esta pesquisa é o resultado de um estudo sobre a preservação do Patrimônio Histórico e da Memória, onde veremos inicialmente qual a importância da memória coletiva e individual na formação de uma sociedade e como a preservação influencia diretamente em uma reinterpretação sobre novos olhares históricos. Entenderemos o que é Patrimônio e as transformações sobre o conceito da palavra ao longo do tempo, para que serve e qual a finalidade do tombamento, mais a diante vamos conhecer o objeto de estudo e algumas transformações ocorridas em nome do crescimento populacional e econômico , observando que alguns acontecimentos do passado que tiveram grande importância , ficaram restritos ao passado e a determinados grupos que se interessam pelo assunto.

Palavras-chave: 1.Patrimônio 2.Memória 3.Preservação

2. INTRODUÇÃO

Existe uma crescente preocupação entre alguns pesquisadores, historiadores, empresas, instituições e simpatizantes sobre a questão da Preservação da Memória e Patrimônio Histórico. Essa discussão pode ser apreendida através de debates, simpósios, fóruns, grupos de discussões, além de uma vasta gama de livros, artigos e outros materiais que levantam a importância do assunto. Esta preocupação está relacionada aos danos causados a memória e identidade histórica que conserva certas informações para que o passado não seja completamente esquecido.

O presente trabalho tem como proposta trazer uma reflexão teórica sobre a importância da Preservação do Patrimônio Histórico, ressaltando a importância da preservação da memória e identidade histórica da Cidade de São Paulo. A partir dessas reflexões, o objetivo é identificar os impactos causados nas Edificações da Rua Barão de Itapetininga, com a expansão do comércio a partir da década de 1950, entender os danos ocasionados na memória através das adaptações sofridas nas edificações ao longo desse período acompanhado pelo progresso econômico, crescimento gradual da cidade e a modernização para receber as novas exigências.

Segundo alguns historiadores como Jacques Le Goff (1990 ), Michael Pollak (1989 e 1992 ) e Pedro Paulo Funari (2009 ), a importância da Preservação do Patrimônio Histórico pode ser associada a memória coletiva e individual, pois é através da memória que nos orientamos para compreender o passado, o comportamento de um determinado grupo social, cidade e nação . O avivamento da memória também contribui para a formação de identidade, resgate de raízes, está ligada formação cultural e econômica de um povo.

Segundo dados obtidos por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, a preocupação em preservar nossa identidade histórica e cultural surge no início do século XX , onde as primeiras medi- das aprecem em 1936 com a criação do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – SPHAN, projeto criado por Mário de Andrade e alguns intelectuais da época que definia o Patrimônio Histórico e Artístico Nacional um conjunto de bens móveis e imóveis do país onde conservação é do interesse público , quer por sua vinculação a fatos da História do Brasil, por seu excepcional valor arqueológico, etnográfico , bibliográfico ou artístico.

.

Perguntas interessantes