A arte, enquanto intervenção, é manifesta de uma maneira que não está ligada à estética e à forma, mas sim aos acontecimentos efêmeros atrelados aos cotidianos, nos quais o público fica invisível e a cidade e seus acontecimentos atemporais convertem-se em arte. Portanto, entende-se, como intervenção, a ação de expressar, de modo escrito ou artístico, um ponto de vista, acrescentando argumentos ou ideias. Atrelado ao cotidiano efêmero, as intervenções temporárias são ações transitórias e particulares nos espaços urbanos, buscando novas possibilidades a partir das atividades cotidianas, sejam elas nos espaços singulares, bem como em locais onde os eventos especiais e efêmeros acontecem, tais como os territórios identificáveis e memoráveis, segundo Sansão (2012). A partir dos estudos sobre Intervenção Efêmera, leia as assertivas e assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:
I. Por meio da arte pública, as intervenções temporárias utilizam meios, tais como o grafite, as impressões e entre outras; as instalações arquitetônicas, com o uso de vídeo mappings em edificações etc.; e as ações provocativas e psicológicas com ações espontâneas, tais como a música e outros, para se manifestar.
II. As intervenções temporárias promovem, nos espaços, a coletividade; valorizam a arte e os espaços nas constantes transformações urbanas, promovendo oportunidades de vivenciar as diversas experiências efêmeras, as quais geram sentimentos e questionamentos críticos para cada indivíduo.
III. As manifestações temporárias criam transformações duradouras. Nela, a intenção é interferir nos espaços da vida coletiva em diferentes contextos urbanos, não considerando os usos cotidianos do espaço, mas advir de formas contemporâneas de pensar, agir e, principalmente, da espontaneidade e da informalidade nos ambientes inseridos.
IV. O Brasil têm, como precursor, o artista Flávio Carvalho (1899-1973). Ele foi um dos primeiros artistas a manifestar expressões, nas ruas, por meio da provocação, da psicologia e das vestimentas em uma época significativa para uma sociedade emancipada em sua liberdade de expressão.
As asserções I, II, III e IV são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
F, V, V, F.
V, F, V, V.
V, F, V, F.
F, V, F, V.
V, V, V, F.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Resposta correta letra E -V,V,V,F
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Biologia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Inglês,
1 ano atrás