A arte é uma forma de conhecimento e intervenção sobre a realidade, mas, como vimos antes, também é uma forma de nós mesmos. A arte não somente retrata a realidade de diferentes formas, mas também expressa os sentimentos e posicionamentos dos artistas e das pessoas em determinado período ou situação. Há diversas formas de arte (música, teatro, dança, livros etc), mas hoje daremos atenção a uma forma específica de arte, a pintura. Ela é uma arte plástica, porque cria formas a partir da manipulação de determinada matéria: a tinta. Até o final do século XIX, na Europa, a pintura só era considerada de qualidade, se reproduzisse fielmente uma cena qualquer. Poderia ser um retrato de alguém, uma paisagem ou situação real ou imaginária. Os elementos representados teriam de parecer “o mais próximo possível” da realidade. Alguns artistas do final do século XIX ficaram incomodados com essa exigência e passaram a tentar criar outras formas de pintura. Surgiram várias “formas” novas e uma delas foi o expressionismo. Em poucas palavras: o expressionismo expressa por meio das cores, formas e das sinuosidades, o sentimento do artista sobre um tema retratado. Assim, as cores não cumprem um papel de representar exatamente a realidade, mas de expressar os sentimentos ou a intenção que o artista deseja manifestar. Uma obra famosa do expressionismo é a tela O GRITO, de Edvard Munch, de 1893. O artista explicou que essa obra foi o grito resultado de um passeio que realizou com dois amigos em Oslo (capital da Noruega) quando foi acometido de um sentimento de melancolia e ansiedade. Então retratou esses sentimentos não somente no semblante do personagem principal, mas também na sinuosidade das formas e nas cores carregadas. Em 1918, o mesmo artista foi acometido da gripe espanhola, conseguindo sobreviver. Em 1919 fez um ‘Autorretrato depois da Gripe Espanhola’, cuja fisionomia evoca seu célebre quadro ‘O Grito’. 01.) Observe a obra e escreva em seu caderno qual sentimento essa pintura lhe causou. Você acredita que as cores que o autor utilizou tem algum significado com a situação que ele enfrentava? Quais? A localização do personagem, os móveis que aparecem nos fornecem alguma informação sobre o que o artista buscava expressar?
pro favor mim ajude
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
Essa obra, para mim, traz desconforto porque não foi do meu agrado as cores usadas.
Pesquisei e vi que o laranja, quando usada em exagero pode causar ansiedade e desgosto e o preto, pode representar a solidão que é o que o artista passou enquanto sofria pela doença.
Sobre os elementos da pintura posso destacar o cobertor que ele usa, que trás um sentido de fragilidade e o seu rosto, sem qualquer expressão parece trazer um sentimento de vazio. Talvez a sua posição tenha sido feita assim para poder representar o local em que ele passava os seus dias em isolamento.
aclara220696:
obrigada
Perguntas interessantes
Matemática,
4 meses atrás
Espanhol,
4 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás