A arte de se tatuar é milenar, utilizada por diversos povos, tribos e civilizações, com diversas conotações. Ela é realizada na pele, na qual os pigmentos são depositados através de agulhas na derme e são fagocitados por células presentes nesta camada, denominadas macrófagos. Os macrófagos, são células especializadas na defesa do nosso organismo e são recrutadas por este tecido devido a inflamação ocasionada pelas perfurações no processo da tatuagem. Essas células fagocitam os pigmentos e não os eliminam, garantindo a fixação das tatuagens. Porém, os macrófagos também sofrem o processo de renovação celular, sofrendo apoptose (morte celular programada) e estes são fagocitados por macrófagos adjacentes, perpetuando a permanência do pigmento, porém isto também causa a perda da nitidez das tatuagens, necessitando serem renovadas. Atualmente a tatuagem vem ganhando outra conotação, a terapêutica, mas como isso é possível? Em 1991, descobriram uma Múmia nos Alpes, a Otzi, que tinha cerca de 60 tatuagens em formas de cruz e linhas, nos mesmos pontos atuais da acupuntura, o que levou os pesquisadores a aderir um novo conceito para as tatuagens, como fins terapêuticos para tratar de doenças e aliviar as dores. A partir desta descoberta, começaram a investigar o caminho dos pigmentos das tatuagens pelo nosso corpo, descobrindo que era possível sua utilização para finalidades médicas e terapêuticas, como no monitoramento glicêmico de diabetes tipo I, desenvolvimento de uma nova linha de vacinas e no tratamento de doenças como da Leishmaniose cutânea.
Disponível em: Acesso em 26 de ago. de 2020. (adaptado)
Considerando as informações do texto acima e os conhecimentos as vias intracelulares de degradação, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:
I. Os macrófagos são células de defesa do nosso organismo, capazes de ingerir partículas grandes como microrganismos e os pigmentos das tatuagens, processo conhecido como fagocitose.
II. Para ser fagocitado a partícula necessita de reconhecimento por meio de receptores presentes na membrana plasmática, formando uma vesícula fagocítica maior que a produzida na pinocitose.
III. As células eucarióticas captam substâncias por endocitose, as quais podem ser de dois tipos: (1) pinocitose - ingestão de partículas grandes e (2) fagocitose – ingestão de ingestão de líquidos junto com macromoléculas e solutos dissolvidos.
IV. Os lisossomos são organelas membranosas, contendo enzimas hidrolíticas capazes de hidrolisar todos os tipos de polímeros biológicos, sendo responsáveis pela digestão intracelular.
A respeito dessas afirmações, I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
F, V, V, F
Alternativa 2:
F, V, F, F
Alternativa 3:
V, F, V, V
Alternativa 4:
F, F, V, F
Alternativa 5:
V, V, F, V
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 5:
V, V, F, V
Explicação:
LIVRO BIOLOGIA E BIOQUÍMICA HUMANA UNICESUMAR
Resposta:
Alternativa 5: V, V, F, V
Explicação:
I. Os macrófagos são células de defesa do nosso organismo, capazes de ingerir partículas grandes como microrganismos e os pigmentos das tatuagens, processo conhecido como fagocitose. ( V )
Justificativa : Fagocitose: ingestão de partículas grandes como micro-organismos. Ocorre em tipos celulares específicos, como os macrófagos e neutrófilos, que são células de defesa do nosso organismo. Para ser fagocitado, a partícula necessita de reconhecimento por meio de receptores presentes na membrana plasmática. A vesícula formada é maior que a formada na pinocitose. P. 72
II. Para ser fagocitado a partícula necessita de reconhecimento por meio de receptores presentes na membrana plasmática, formando uma vesícula fagocítica maior que a produzida na pinocitose.( V )
Justificativa: Para ser fagocitado, a partícula necessita de reconhecimento por meio de receptores presentes na membrana plasmática. A vesícula formada é maior que a formada na pinocitose. P.72
III. As células eucarióticas captam substâncias por endocitose, as quais podem ser de dois tipos: (1) pinocitose - ingestão de partículas grandes e (2) fagocitose – ingestão de ingestão de líquidos junto com macromoléculas e solutos dissolvidos. ( F)
Justificativa: As células eucarióticas estão continuamente captando substâncias pelo processo de endocitose. O material extracelular é internalizado em vesículas que se formam por um processo de invaginação de uma pequena área da membrana plasmática. A vesícula formada no processo passa a ser uma organela da célula e é denominada de endossomo imaturo.
Existem dois tipos de endocitose:
• Pinocitose: entrada de líquidos junto com macromoléculas e os solutos dissolvidos. A pinocitose pode ser inespecífica ou regulada. Na inespecífica, as moléculas em contato com a superfície da membrana plasmática ingressam automaticamente. Na pinocitose regulada, existem receptores específicos que desencadeiam a formação das vesículas de endocitose.
• Fagocitose: ingestão de partículas grandes como micro-organismos. Ocorre em tipos celulares específicos, como os macrófagos e neutrófilos, que são células de defesa do nos so organismo. Para ser fagocitado, a partícula necessita de reco nhecimento por meio de receptores presentes na membrana plasmática. A vesícula formada é maior que a formada na pinocitose. P. 72
IV. Os lisossomos são organelas membranosas, contendo enzimas hidrolíticas capazes de hidrolisar todos os tipos de polímeros biológicos, sendo responsáveis pela digestão intracelular. ( V)
Justificativa: Lisossomos: organelas membranosas com uma variedade de enzimas hidrolíticas capazes de hidrolisar todos os tipos de polímeros biológicos. São originados a partir da fusão de vesículas contendo hidrolases que brotam do CG, com os endossomos secundários e/ou com fagossomos (autofagossomos ou heterofagossomos). Possui pH ~5 – digestão intracelular. P.72