A arte contemporânea tem como característica a pluralidade de estilos e formas de expressão. Caracteriza-se pelo uso da instalação como forma de expressão. Ou seja, o espaço e o entorno passam a fazer parte do conceito da obra.
Dentre as principais vertentes da arte contemporânea a característica citada anteriormente, se refere a:
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) R: principal característica da arte contemporânea é o conceitualismo, em detrimento do modelo artístico clássico de acordo com o qual a arte deveria ser uma imitação fiel da realidade objetiva.
Isto ocorre pois, na modernidade, surgem os meios mecânicos de reprodução da imagem, como o cinema e a fotografia, por exemplo, de modo que o velho hábito de considerar como arte a imitação fiel, e pouco mais que isto, cair em desuso.
Contra esta "novidade", os artistas passam a defender que a arte não é meramente a técnica, mas a ideia por trás da técnica, tornando-a cada vez mais conceitualizada.
2) R: Nasceu em meados do século XX e se estende até a atualidade, insinuando-se logo depois da Segunda Guerra mundial.
3) R: Olha os comportamento de um artista depende do estado de espirito dele como tristeza, Alegria, Raiva e Solidão depende do que o artista está sentindo.
4) R: A arte é um dos reflexos do momento pela qual uma sociedade está atravessando. Nas décadas de 1960 e 70, o mundo passava pela transição do pós Segunda Guerra Mundial, tentando recuperar-se , além da Guerra Fria.
Com o imperialismo norte-americano e a influência soviética, surgiram diversos movimentos artísticos, inclusive da contra cultura, que pregava ir contra a maré capitalista, mas também contra a soviética. Essa conjuntura afetou as artes visuais, música, teatro, e cinema.
6) R: As possibilidades e os caminhos são múltiplos, as inquietações mais profundas, o que permite à Arte Contemporânea ampliar seu espectro de atuação, pois ela não trabalha apenas com objetos concretos, mas principalmente com conceitos e atitudes.
7) R: O artista alemão Kurt Schwitters entrou para a história da arte com o injusto epíteto de ovelha desgarrada do dadaísmo. Os próprios dadaístas viam Schwitters como um pequeno burguês tentando chocar outros burgueses escandalizáveis. Dadaístas eram os berlinenses. Schwitters era apenas um artista de Hannover posando de revolucionár
Explicação:
Resposta:
Minimalismo
Explicação:
6.1 Minimalismo
O minimalismo surgiu na década de 1960, em Nova Iorque, em
contraposição ao expressionismo abstrato de Pollock. Ele se caracteriza pelo uso
da instalação como forma de expressão.
pag 27 do livro didático