Pedagogia, perguntado por silvaniabaratela81, 5 meses atrás

“A arte a favor da vida – eis a chave do pensamento de Nietzsche. A arte transfigura o ser existeConsiderando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação, apresente a alternativa que descreve a importância da música para Nietzsche:
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação, apresente a alternativa que descreve a importância da música para Nietzsche:





Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação, apresente a alternativa que descreve a importância da música para Nietzsche:

A Nietzsche viu na música a matriz apolínea do mito trágico.
B Para ele, o impulso dionisíaco presente na música é capaz de romper com as formas do tempo, do espaço, da causalidade e com a individualidade apolínea.
C A música, para Nietzsche, em vez de revelar a essência do mundo, revela suas nuances transitórias e contingentes.
D O impulso apolíneo presente no mundo é capaz de romper com suas formas da realidade aparente.
E Para Nietzsche, somente a poesia é considerada a maior de todas as artes, superando a música.







nte, mas só a tragédia exprime a crença na eternidade da vida”.

Soluções para a tarefa

Respondido por adrianaseidel
4

Resposta:

B

Explicação:

A alternativa correta é a letra “b”, pois Nietzsche vê na música a possibilidade de revelação da essência do mundo. Para ele, o impulso dionisíaco presente na música é capaz de romper com as formas do tempo, do espaço, da causalidade e com a individualidade apolínea, ultrapassando a mera aparência da realidade. Sua proposição é de que a existência e o mundo aparecem justificados somente como fenômeno estético, na qual a música ganha um status especial, nos seguintes termos: somente a música, colocada junto ao mundo, pode dar uma noção do que se há de entender por justificação do mundo como fenômeno estético. O dionisíaco, com seu prazer primordial percebido inclusive na dor, é a matriz comum da música e do mito trágico (livro-base, p. 237).

Perguntas interessantes