A arquitetura traz contribuições de diferentes períodos históricos, o que permite a melhor apreensão das técnicas construtivas utilizadas, além dos princípios compositivos que envolvem as edificações. Uma possibilidade de aprendizado implica no estabelecimento de relações entre o passado e o presente.
Com base nesse contexto, você, como arquiteto, deve observar as imagens apresentadas e identificar os seguintes aspectos: quais as diferenças entre elas? Identifique as características das técnicas construtivas e faça uma relação entre essas imagens e os exemplares arquitetônicos do Período Neolítico.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Padrão de resposta esperado
- Casas em palafita em Manaus, Amazônia/AM: trata-se de edificações contemporâneas que estão localizadas próximas aos rios (áreas alagadiças ou com possibilidade de inundação), considerando que um dos meios de transporte mais importantes na cidade são os barcos e as canoas. Quanto à estrutura, pilares feitos de madeira (como nas construções palafíticas neolíticas) são fincados no fundo dos rios, estruturando uma plataforma que é a base das casas.
- Casa que está sendo construída por meio de vários materiais que, em conjunto, atuam no sentido de proporcionar melhores condições internas para a edificação. Os materiais podem ser relacionados aos das construções das cabanas: madeira (estrutura), barro (aglomerante) e galhos (fechamento). Nesse exemplo, a técnica de construção de paredes em alvenaria apresenta a ação de vários materiais em conjunto: tijolo (referência às madeiras na estrutura), cimento (referência ao barro como união das madeiras) e reboco (referência aos galhos no fechamento).
Explicação: